Telecom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA REDENTORISTA – ETER

CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES
MÓDULO II / 2011.2 – TARDE



SISTEMA DE MONITORAMENTO PARA ÁREAS DE RISCOS EM DESLIZAMENTOS


ALYSSON DIÓGENES DA SILVA COSTA
ANDERSON MARCOS DOS SANTOS PEREIRA
DIEGO ALVES DUARTE
IGOR GERARD TAVARES PEREIRAJÉSSICA MENDES LOPES
YASMIM KELLY VIANA DA SILVA



CAMPINA GRANDE-PB
DEZEMBRO DE 2011
CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES



ALYSSON DIÓGENES DA SILVA COSTA
ANDERSON MARCOS DOS SANTOS PEREIRA
DIEGO ALVES DUARTE
IGOR GERARD TAVARES PEREIRA
JÉSSICA MENDES LOPES
YASMIM KELLY VIANA DA SILVASISTEMA DE MONITORAMENTO PARA ÁREAS DE RISCOS EM DESLIZAMENTOS



Relatório referente ao projeto integrador, com a finalidade de conclusão do Módulo II, mediante o cumprimento das exigências da Escola Técnica Redentorista – ETER, apresentado à Coordenação do Curso Técnico em Telecomunicações.

Orientador: Prof. Isaac Costa

CAMPINAGRANDE-PB
DEZEMBRO DE 2011
AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus pelos momentos que ele proporciona a cada um, concedendo a oportunidade de vencer na vida através deste curso. Aos nossos pais e familiares, que nos incentivam sempre no melhor caminho a seguir, impulsionando-nos sempre ao sucesso. À Escola Técnica Redentorista, que dispôs seus recursos para desenvolvermos eseqüenciarmos nossa educação técnica através de seu Corpo Docente, e pela sua grande influência no sucesso profissional. Ao nosso orientador, Isaac Costa, ao professor Wagner Pereira, auxiliando-nos sempre que disponível, e ao nosso Coordenador, que nos exige uma postura profissional e ética para enfrentarmos o mercado de trabalho.

RESUMO
A partir do tema gerador, “Mudanças climáticas, desastres naturaise prevenção de riscos”, proposto pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, este trabalho tem como objetivo construir um Sistema de Monitoramento para Áreas com Riscos em Deslizamentos, o qual permitirá que a sociedade não venha a ter uma perda ainda maior, que seria a população em si. O nosso sistema é baseado na relação de que, com fortes chuvas, pessoas que moram em áreas com riscos emdeslizamentos possam ser alertadas de que a região a qual residem possa estar em risco, que além das perdas materiais, sem o sistema de monitoramento a população não saberia se a região estaria segura para ali permanecer ou não, protegendo-se da precipitação chuvosa. Tendo em vista ao acontecimento de grandes catástrofes e desastres desta natureza em nosso país, nós pretendemos disponibilizar a populaçãoum sistema que, à medida que a precipitação de chuva aumentasse, o sistema alertaria à população o grau de perigo/risco que ocorre naquele momento, assim emitindo um sinal via Radiofreqüência sonoro e luminoso à população, sendo basicamente em níveis, onde a medida que aumentasse o nível seria alertado à mesma, bem como à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros através de um software, indicandosobre os níveis, sendo alto ou baixo. Para o nível alto, indicaria que aquele nível estaria ativado, sendo assim, as providências seriam devidamente tomadas para que pudessem alertar a população, para o nível baixo, a população estaria sem risco algum. Nosso estudo foi desenvolvido na ETER- Escola Técnica Redentorista. Nossas fundamentações teóricas e análises foram obtidas através de livros,revistas, internet bem como opinião de profissionais da área. Com obtenção e êxito em nosso projeto, fica aberta a possibilidade e oportunidade de outras pessoas, que se sentirem interessadas, a dar seqüência em nosso trabalho e aperfeiçoar o sistema.

Palavras – chave: Deslizamentos. Sistema de Monitoramento. Radiofreqüência.

SUMÁRIO

1. Introdução 07
2. Fundamentação teórica 08
2.1...
tracking img