Econonia pib

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PIB - PRODUTO INTERNO BRUTO


OS AGENTES ECONOMICOS


As entidades que realizam as transações econômicas são classificadas em 04 grandes categorias:


1. AS EMPRESAS;


2. AS FAMÍLIAS;

3. O GOVERNO;

4. E O RESTO DO MUNDO.



OS TRÊS AGREGADOS MACROECONÔMICOS


• O PRODUTO – corresponde ao valor total dos bens e serviços que foramproduzidos pela sociedade num determinado intervalo de tempo;


• A RENDA - somatório das remunerações recebidas pelos proprietários dos fatores de produção;


• A DESPESA – é o total dos gastos efetuados pelos agentes econômicos na aquisição dos bens e serviços finais produzidos.







O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) detodos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam Países, Estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.


Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bensde consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.


O PIB mede duas coisas simultaneamente: a renda total gerada na economia e a despesa total com os bens e serviços produzidos na economia. A razão pela qual o PIB pode medir as duas variáveis ao mesmotempo é que na verdade essas duas coisas são iguais. Para a economia como um todo a renda deve ser igual à despesa:
































DIAGRAMA DO FLUXO CIRCULAR DA RENDA

Receita (= PIB) Despesa (= PIB)

Bens e Serviços vendidosBens e Serviços comprados




Insumos de Produção Terra, Trabalho
e Capital


Salários, Alugueis, Juros e Lucro (= PIB)Renda (= PIB)

OS ELEMENTOS DO PIB

Para entender como a economia está usando seus recursos escassos, os economistas em geral se interessam em estudar a composição do PIB segundos os vários tipos de despesas. Para fazê-lo, o PIB (que chamaremos de Y) é dividido em 04 componentes:

PIB = C + I + G + EL (X – M)
ONDE:
C = CONSUMO: são as despesas das famílias com bens eserviços;

I = INVESTIMENTOS: são as aquisições de equipamentos de capital, estoques e construções, incluindo as aquisições de novas moradias pelas famílias;
G = GASTOS DO GOVERNO: são despesas com bens e serviços pelos governos Federal, Estadual e Municipal;

EL = EXPORTAÇÕES LÍQUIDAS: despesas por parte de estrangeiros em bens produzidos internamente (exportações) menos despesas por parte deresidentes de bens e serviços estrangeiros (importações).

PIB ou PNB?

Qual a diferença entre os dois conceitos? O PIB é o valor de toda a produção de bens e serviços ocorrida dentro das fronteiras do país, sem considerar a nacionalidade dos que se apropriaram dessas rendas, sem descontar rendas eventualmente enviadas ao exterior e sem considerar as recebidas do exterior, daí oqualificativo de "interno”. O PNB considera as rendas recebidas do exterior por nacionais do país e desconta as que foram apropriadas por nacionais de outros países, daí o qualificativo "nacional".


No caso do Brasil, o PNB é menor do que o PIB porque uma parcela da ordem de 3% do PIB brasileiro não é usufruída por brasileiros e sim enviada ao exterior na forma de lucros, dividendos e juros do...
tracking img