Filme 300

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Identifique o espaço (localização) e o tempo (período) tratado.

A batalha foi travada no contexto da segunda guerra médica (guerra decorrente dos conflitos entre os Gregos e os Persas), no desfiladeiro de Termópilas, entre a aliança de polis liderada pelo Rei Leónidas de Esparta e do império Persa de Xerxes. Isso ocorreu por volta de em agosto ou setembro de 480 a.C.

2 - Quem são osprodutores? Procure saber os motivos que levaram a produção da obra. Quais foram as fontes, livros utilizados como base para a obra cinematográfica.

Produtores: Zack Snyder, Mark Canton, Bernie Goldmann, Gianni Nunnari, Jeffrey Silver.
Distribuição: Warner Bross.
Retratando a Batalha de Termópilas, o filme foi produzido tomando como inspiração na mesma, mais acabou por ser umaadaptação cinematográfica das histórias em quadrinhos de Frank Miller , intituladas ‘’Os 300 de Esparta’’. Foram usados como base, além dos quadrinhos, partes da real batalha, acontecida em 480 A.C entre espartanos e persas.

3 - Em que ano foi gravado, local das gravações, tempo de duração, personagens principais. Procure por aspectos técnicos.

Ano de Gravação : 2007
Local das Gravações:Estados Unidos
Duração : 117 minutos
Personagens Principais:
* Gerard Butler : Rei Leónidas – Rei de Esparta
* Lena Headey : Rainha Gorgo – Rainha de Esparta
* Rodrigo Santoro : Xerxes – Rei da Pérsia
* Tom Wisdom: Astinos , filho mais velho do capitão Artemis.
* Giovanni Cimmino – Plistarco -filho de Leônidas e Gorgo ,idolatra seu pai.

4 - Faça um resumo sobre ospontos principais observados da História.

Xerxes era rei persa e queria expandir suas terras, ou seja, dominar partes do mundo. Em cada lugar que os persas chegavam os exércitos se rendiam, e aceitavam a submissão ao rei persa para evitar que fossem mortos, e suas mulheres e filhos escravizados, com isso, se juntavam ao exército persa, e foi assim que ele se tornougrande e monstruoso. Até que chegou a vez dos gregos, o rei Xerxes enviou um mensageiro ao rei espartano Leónidas, que pedia submissão a ele. Ele não aceitou, pois queria que os gregos e seu povo espartano fossem livres e não submissos a outro rei, então matou o mensageiro e os persas que o acompanhavam.
Leónidas já avisara que em Esparta ate o mensageiro é responsável pelo que diz, e assimdeclarou guerra aos persas, mas antes disso teria que consultar os éforos, sacerdotes do templo de Esparta responsável pela religião e comunicação com os deuses. Depois do oráculo disser que Esparta e toda Grécia cairiam pois deveriam honrar a carneia , Leónidas se revoltou contra os éforos e foi para a guerra com seus melhores soldados da elite de seu exercito, seus 300 homens de sua guardapessoal ,levou eles para o estreito de Termópilas, pois lá acreditava que não importava o número de persas, pois ondas e ondas de persas seriam esmagadas no caminho.
Leónidas encontrou 7 mil soldados gregos que se uniram aos 300 homens de Esparta para a guerra contra os persas, e nas Termópilas eles aguentaram dias ate o confronto final. Destruíram boa parte do exercito persa, mais não oconsiderável para ganharem a batalha.
Na batalha final só ficaram os 300 espartanos, pois para eles a maior glória que poderiam alcançar na vida era morrer no campo de batalha. Os gregos aliados fugiram e deixaram somente os espartanos que aguentaram cerca de 6 horas o enorme exercito persa, e ao final os persas matam os espartanos que cumpriram sua missão, dessa forma o nome de Leónidas e seus bravos300 homens ficaram marcados na história.
Antes que morressem todos espartanos, Leónidas enviou um dos seus soldados para que explicasse a todos o que os bravos 300 homens fizeram e assim eles se tornarem um exemplo de resistência e coragem.

5 - Procure informações sobre o recorte temático do filme que os ajudem a interpretá-lo melhor. Quais são os pontos fracos da produção quando...
tracking img