Economiaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias explicativas do crescimento econômico.
São várias as teorias que tentam explicar o crescimento econômico, um deles é o modelo de A. Smith e T. Malthus, com o titulo “escassez da terra comofator determinante”. Na época deles a economia ainda não estava muito industrializada, e devido ao crescimento da população, crescia também a economia, divisão de produtos e disponibilidade de terrasentre as classes sociais. Com o aumento de mão-de-obra teria consequentemente a maior ocupação das terras, primeiramente das de melhor qualidade e depois as pouco férteis e menos produtivas e assim ossalários diminuiriam, porque a colheita de cada trabalhador seria menor. Isso favorece os proprietários de terra, pois a redução dos salários que determina uma maior renda por hectare de terra. Ascoisas continuariam ruins para a classe trabalhadora até que chegasse o salario mínimo de subsistência, a partir do qual a população parara de crescer. Nesse ponto a população se vera diante de umaestagnação econômica.
As previsões de Malthus falharam, pois ele não pensou na possibilidade de que a inovação tecnológica pudesse vencer a lei dos rendimentos decrescentes (introdução de maquinasmotorizada).
Crescimento e acumulação de capital: modelo neoclássico.
Esse modelo se baseia em uma economia que produz um único bem homogêneo usando dois fatores, capital e trabalho. A economia écompetitiva e encontra-se sempre em nível de emprego. As forças externas da economia é que vão determinar o crescimento do trabalho, e não se vê afetado pelas variáveis da mesma.
O método neoclássicodiferente do modelo de Smith e Malthus, apresentava as ideias de crescimento do capital e as mudanças na tecnologia.
A intensificação do capital tem grande importância pra quem defende o modeloneoclássico. Conforme se intensifica o capital, o salario pago aos trabalhadores tende a aumentar, pois estes tem mais capital com que trabalhar. Na ausência de progresso tecnológico, a intensificação do...
tracking img