Economiaa empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Católica de Pelotas.
Curso de Administração.
Disciplina de Economia Empresarial.
Prof. Jabir Omar.

Exercícios do Capitulo 3.

Thaís Pinheiro Cândia.
Pelotas, 20 de abril de 2012.

Demanda:
Em economia, demanda é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo. A demanda pode serinterpretada como procura, mas nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. Para estudar a influência dessas variáveis, considera-se separadamente a influência de cada uma nas decisões do consumidor (condição coeteris paribus). Como a demanda é o desejo ou necessidade apoiados pela capacidade e intenção de compra, ela somenteocorre se um consumidor tiver um desejo ou necessidade, se possuir condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo e se ele tiver intenção de satisfazê-los. A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta. Por isso, para as empresas, além de identificar os desejos e as necessidades de seus consumidores, é muito importante identificar a demandapara um determinado produto ou serviço, pois é ela que vai dizer o quanto se comprará da oferta que a empresa disponibiliza no mercado. Isto é, quem e quantos são os consumidores que irão adquirir o produto ou serviço.
Preço:
Em economia, contabilidade, finanças e negócios, preço é o valor monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, serviço ou patrimônio. O conceito de preço écentral para a microeconomia, onde é uma das variáveis mais importantes na teoria de alocação de recursos (também chamada de teoria dos preços).
Quantidade demandada:
A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada. A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seupreço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.

Diagrama da demanda:
Apresentação da demanda em forma de tabela, que mostra o preço e a quantidade demandada de determinado bem, tudo o mais permanecendo inalterado.

Lei da demanda:
Num mercado a formação de preços depende diretamente das condições de oferta edemanda. A lei da Demanda é uma relação inversa e proporcional entre a quantidade procurada e o preço deste bem. A curva da demanda é inclinada negativamente devido ao efeito de substituição e de renda. Há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem. É a chamada Lei da Demanda. Essa relação pode ser observada a partir dos conceitos de escala de procura, curva deprocura ou função demanda.
Curva da demanda:
A curva da demanda é negativamente inclinada devido ao efeito conjunto de dois fatores: o efeito substituição e o efeito renda. Se o preço de um bem aumenta, a queda da quantidade demanda será provocada por esses dois efeitos somados:
a) Efeito substituição: se um bem possui um substituto, ou seja, outro bem similar que satisfaça a mesma necessidade,quando seu preço aumenta, o consumidor passa adquirir o bem substituto, reduzindo assim sua demanda. Exemplo: Fósforo.
b) Efeito renda: quando aumenta o preço de um bem, o consumidor perde o poder aquisivo, e a demanda por esse produto diminui. Outras variáveis que afetam a demanda de um bem.
Bem normal:
Bens normais são bens cuja procura aumenta com o aumento do rendimento ou, ao contrário,bens cuja procura diminui quando o rendimento diminui. Os Bens Normais dividem-se em Bens Essenciais e Bens de Luxo. Considera-se que quando a relação entre a procura do bem e o rendimento dos consumidores (elasticidade rendimento)é superior a zero e inferior a 1 diz-se que é um Bem Essencial. Quando a Elasticidade rendimento é superior a 1 referimo-nos a um Bem de Luxo
Bem inferior:
Em...
tracking img