trabalho economiaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEDUP HERMANN HERING
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO







FATOR CAPITAL NA ECONOMIA










Disciplina: Economia
Professor: Carlito José da Silveira
Nomes: Nicoli Dal Mas Marian
Turma: 1º ano administração vespertino  108






Blumenau, 14/04/2014
SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO

2. FatorCapital (conceito, divisões)

3. Tecnologia

4. Empresa

5. Conclusão

6. Referências Bibliográficas
































1.Introdução 

Adam Smith, por volta de 1970, identificou, constatou e documentou em A riqueza das nações, a importância clara do entendimento e aplicabilidade dos fatores geradores de riqueza. Inicialmente indicados como: Terra,capital, trabalho. Nosso objetivo é destacar o fator capital. Mas o que venha a ser capital? 

O nascimento do capital se deu quando o homem primitivo entendeu que para conseguir a pronta satisfação de suas necessidades era preciso obter ajuda de elementos de consumo imediato. Daí o surgimento do arco e flecha, machado de pedra, entre outros, que auxiliavam na tarefa de conseguir maisfacilmente alimentos, ou o que viessem a precisar, para sua sobrevivência e de sua família. 

O fator capital é representado pelos recursos de ordem financeira e compreende as edificações, as fábricas, a maquinaria e equipamentos. Fatos que abordaremos ao decorrer do trabalho. 

Na economia existem os recursos ou fatores de produção que vem a ser elementos básicos utilizados na produção de bens eserviços, conforme definiu a Escola Clássica dos Economistas dos séc.XVIII e XIX. A Fisiocrata (primeira escola de economia) reconheceu a terra como único recurso gerador de riqueza. Seguindo este principio, Adam Smith e seus seguidores foram aperfeiçoando e determinaram três recursos principais: terra, trabalho e capital. 

Num contexto da globalização estes três recursos ganharam uma nova“roupagem”: Capital (investimento); Terra (matérias-primas); Capital humano (importância da mão de obra qualificada); Conhecimento (como fator gerador de inovação e desenvolvimento tecnológico). Dentre estes fatores vamos apenas destacar o fator capital. 


2. Fator Capital
O termo capital é considerado como sendo conjunto de bens econômicos heterogêneos, tais como, máquinas, instrumentos, fábricas, terras,matérias-primas, entre outros, capaz de produzir bens e serviços. Os bens para serem considerados capitais têm características como:
 
• Podem ser utilizados na produção de outros bens (esta é a característica do capital como fator de produção);
 
• São feitos por humanos; 

• Não se esgotam imediatamente no processo de produção.


Entretanto para ser considerado como fator capital háduas características bem especificas: divisibilidade e a capacidade intrínseca de reter valor. 
Na teoria Marxista (Karl Marx) o capital é chamado de “variável”, pois o total de valor que ele pode produzir varia conforme o total que ele consome,criando um novo valor. Entretanto o capital também é constante, pois os valores comprometidos com o investimento original e o total recuperado na forma deproduto não sofrem variações. 

Quando se expande a definição de capital surgem às classificações usadas em varias teorias econômicas: 

Capital financeiro: que representa as obrigações. O seu valor é baseado na percepção do mercado nos ganhos futuros e no risco embutido. 

Capital natural: é inerente a sistemas ecológicos sendo protegida por comunidades de suporte a vida. 

Capital deinfra-estrutura: suporte as necessidades humanas que minimizam a necessidade por seguridade social, instrução e recursos naturais. 

Capital humano: surge do investimento em educação e conhecimento. Divide-se em aspectos sociais (valor dos relacionamentos de confiança entre indivíduos e a economia) e criativos (inerente as pessoas e protegido pela sociedade). 

A formação do capital se...
tracking img