Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA – EAD
1. Hoje no Brasil há 2 tipos de moeda em circulação: moeda legal e moeda escritural. O que significa moeda legal e moeda escritural?

2. A partir do momento que uma“economia de mercado” tem mais de 2 trocadores, o escambo se torna praticamente impossível. Por que? Explique.

3. A teoria do valor-trabalho se aplica às mercadorias elásticas aospreços. Explique.

4. Pode ocorrer da formação do preço ser inteiramente política, resultante da relação entre Estados comprados e Estados vendedores. Explique!

5. Existem 2 tipos demercadorias as elásticas e as inelásticas. Explique!

6. Hoje na economia mundial prevalece o modelo denominado “economias de mercado”. O que significa economias de mercado?

7. Aolongo da história o mundo capitalista tem passado por várias crises (denominadas bolhas) sendo a mais conhecida a de1929. Por exemplo, tivemos em 2000 a crise da Bolha tecnológica das empresas(.com); em 2008, tivemos a bolha financeira (sub-prime dos EUA); em 2009 a bolha imobiliária e em 2010 a bolha orçamentária. Em todas elas houve e está havendo forte intervenção do Estadona Economia (o que contraria a tese e a ideologia neoliberal). Essas intervenções têm sua fundamentação nas políticas keynesianas. Como elas se caracterizam?
8. Desde o “Plano Real”, emjulho de 1994, a questão relacionada a seus efeitos sobre a distribuição de renda e a sua perenidade tem dominado o debate econômico e político nacional. O que diferenciou o Plano Real dosdemais Planos de Estabilização anteriormente implantados?

9. A inflação, sob determinadas circunstâncias é tida como uma das formas de concentração e de perdas de renda. Historicamente oBrasil é um país de renda e produto muito concentrados. Como se explica esse modelo concentrado de renda?
10. A inflação tem relação direta com a pobreza. Como isso se caracteriza?
tracking img