Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DO INDICADOR INTERNO BRUTO (PIB)

1) Você considera o PIB um bom indicador de crescimento? Por quê? Este é um bom indicador de desenvolvimento humano?
2) Pode-se estabelecer alguma relação entre tamanho dos PIBs dos países e seu poder politico?
3) Justifique o fato do Brasil e Índia possuírem os maiores valores de PIB no mundo e serem considerados países pobres.
4)Indique algum fator que poderia justificar os significado aumento do poder político que os integrantes dos BRICs vêm obtendo.

ENTENDA A CRISE MUNDIAL DE ALIMENTOS

1) No texto acima foram relacionados cinco fatores que contribuem para a crise mundial de alimentos. Mostre o efeito sobre a oferta e a demanda mundial de alimentos de pelo menos três desses fatores.

1- Petróleo: O petróleodevido sua presença na maioria dos processos produtivos, ele faz com que o preço do alimento final varie de acordo com a oscilação do mercado de petróleo. Isto tudo devido à sua necessidade nas máquinas de produção, no uso de fertilizantes, nos meios de transportes para deslocamento das cargas, dessa forma os aumentos no valor do petróleo é repassado diretamente para o produto final, que é o que chegaà mesa do consumidor.
2- Situações climáticas: De um tempo para cá as mudanças climáticas têm sido constantes e de maneira assustadora, isto tudo se deve às atitudes humanas diante da exploração da natureza, as quais já vêm se rebelando contra o “homem”, desta forma estas mudanças acabam prejudicando as colheitas que sofrem bastantes com aumentos bruscos e baixas elevadas de temperaturas, comesta inconstância na temperatura os alimentos acabam aumentando, devido à diminuição na produção.
3- Mais demanda e menos oferta: Outro problema é o aumento da população, que acaba por necessitar de mais comida. Esse crescimento não acontece de forma ordenada, o que acaba por gerar desigualdades sociais enormes, com isso o acesso à boa alimentação acaba sendo um problema, porque o mundo nãoestá preparado para alimentar o nº de pessoas que têm hoje, nem o que vêm por aí. Assim a demanda acaba por ser maior que a oferta o que gera aumentos nos preços dos alimentos como forma de controlar esse crescimento obrigando a população á se alimentar mal.

2) O governo brasileiro através do Presidente da República, Ministros das Relações Exteriores, dentre outros tem apontado como principalcausa da crise mundial de alimentos os subsídios agrícolas concedidos pelos países desenvolvidos aos seus produtores. Na sua opinião como os subsídios agrícolas podem ser apontados como uma das causas da crise? Justifique.

Eu não acredito que os subsídios sejam uma das causas da crise, pelo contrário, com os subsídios os produtores rurais têm mais oportunidade no meio rural e assim não optampelo meio urbano, causando um caos nas cidades. Esse subsídio incentiva a produção rural, dando condições favoráveis para os produtores rurais, e assim aumentando a produção de alimentos.

3) Responda as seguintes questões:

a) Porque a produção de biocombustíveis pode levar a falta de alimentos?
De acordo com informações do texto, a utilização dos alimentos não para consumo dasnecessidades de alimentação, mas para a geração de energia e combustíveis naturais. Gerando assim a diminuição dos alimentos para a mesa das pessoas.
b) Isso está relacionado ao conceito aprendido na disciplina de trade-off (troca) na produção de diferentes bens?
Sim. A troca de função do alimento, que antes era somente para satisfazer às necessidades humanas, hoje tendo outra função, a de gerarenergia para as outras necessidades humanas (econômicas principalmente).
c) Comente as afirmações do diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss Kahn, de que a produção de bicombustíveis estaria entre as principais causas da escassez mundial de alimentos.
O Dominique disse isso, porque com a produção de biocombustíveis através de alimentos, o mercado com a escassez do petróleo, passará a dar...
tracking img