Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução................................................................. 3
Custos de oportunidade........................................... 4
Curva de possibilidade de produção........................ 5
Produto elástico....................................................... 5
Produto inelástico..................................................... 5Maximização de lucros............................................ 7
Monopólio................................................................ 9
Oligopólio................................................................. 10
Monopsônio............................................................. 11
Oligopsônio..............................................................12
Comportamento da oferta e da demanda................ 14
Política Fiscal........................................................... 16
Política monetária.................................................... 17
Política cambial e comercial................................... 18
Política de rendas................................................... 18
Conclusãode Noções de Macroeconomia............ 19
Conclusão geral...................................................... 20
Referências Bibliográficas...................................... 21

Introdução
Este trabalho de pesquisa visa nos dar uma pequena noção de economia, principalmente a economia brasileira, abordando os fundamentos econômicos que vimos nas vídeo aulas, noPLT e nas pesquisas diversas (internet, jornais impressos, etc.). Vamos ver um pouco de cada tema que compõe o estudo econômico, como: Custo de Oportunidade, que é determinado com base no estudo da melhor alternativa para a nossa produção; Curva de possibilidade de produção, que analisa a escassez de fatores de produção na capacidade produtiva; Produto elástico e inelástico, que são casos deprodutos que realmente precisamos e dos que podemos substituir por outros, e dependem da variação de preços; Microeconomia – formação de preços, que é uma análise de mercados específicos; Produção e mercado, analisando o mercado sob os pontos de vista da concorrência perfeita e da monopolista; Mercado concorrencial (monopólio, oligopólio, Monopsônio, Oligopsônio); Oferta e demanda, que analisaespecificamente a oferta de produtos no mercado e a procura por eles pelos consumidores; Noções de Macroeconomia, que é um estudo de maneira mais global dos vários mercados que existem em uma determinada região (País, Estado), e suas políticas adotadas para controle de inflação, controle do mercado de ações, distribuição de rendas, estabelecimentos de taxas de juros, congelamento de preços e salário,etc.

====================================================

Custos de Oportunidade

O custo de oportunidade representa o valor do sacrifício de uma empresa em termos de remuneração, ao tomar a decisão de aplicar seus recursos em determinada alternativa ao invés de aplicar em outra.
Trabalho em uma empresa do ramo varejista, um supermercado, que está em crescimento e acabou de inaugurar maisuma loja.
A primeira loja, matriz, tem uma venda considerável em relação aos seus concorrentes, uma vez que está situada em uma pequena cidade. Porém o espaço físico é pequeno.
É comum o diretor de compras fazer pesquisas de mercado para inclusão de novos produtos, ou até a permanência de outros, de forma que não é possível trabalhar com o todo o mix de produtos de determinadas marcas, sempretem que escolher quais itens prefere trabalhar.
Porém, mesmo com essa dificuldade de espaço, os sócios não cogitam a possibilidade de procurar um prédio maior para se instalar, pois não querem perder a referência que conquistaram na cidade.

Em uma fábrica de alimentos, já há adequações para produção de panettones, um produto sazonal, que nessa época do ano é responsável por 55% das vendas da...
tracking img