Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha
A função social do dinheiro

Primeiramente, deve-se entender o significado de dinheiro, para entender que este não repara por si só amoral danificada.
O dinheiro entra no lugar do objeto,possibilitando a satisfação dos desejos e supérfluos, sendo um símbolo de múltiplas utilidades. No regime econômico vigente, possuir dinheiro é significado de poder conquistar bens. As funçõesbásicas do dinheiro são: instrumento de troca, unidade de conta, reserva de valor e meio de pagamento.
Na sociedade atual, com a hegemonia do capital financeiro e não mais do capital produtivo, parece queas pessoas vivem e morrem pelo dinheiro. Foram necessários muitos milênios de civilização até chegar ao nosso momento histórico.
A história do dinheiro é longa, vai do uso do gado, do sal, entreoutros, até chegar na moeda. A moeda é uma criação cultural, a que se atribuiu desde o começo um simbolismo e um poder que facilitou a troca dos bens.
Moeda é norma jurídica que fixa uma unidade ideal,que quantifica relações de crédito e débito. O dinheiro é produto da criação humana, não existe na natureza, embora a sociedade o use como se existisse, e fazemos muitas coisas pela motivaçãomonetária.
Esse símbolo monetário emitido e controlado pelo Estado, vem do século XIX, quando o Estado passa a ter monopólio da emissão de moeda, que antes era controlado pelos banqueiros, senhores feudais,entre outros. O dinheiro passou a ser muito importante para o Estado, pois através do controle do fluxo monetário, toda a economia do país pode ser regulada. O capitalismo atual é de naturezamonetária, com hegemonia do dinheiro na condução dos negócios.
O dinheiro é um símbolo, uma convenção expressa por números, que também são convenções. Os símbolos têm significado pela mente humana.
O dinheirojá foi apontado como sendo o símbolo da instituição e do pensamento moderno, ou seja, sem dinheiro, a modernidade não existiria. O dinheiro, pela sua força e utilidade simbólica passou a ser...
tracking img