Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx foi um dos grandes pensadores do século XIX, filosofo social e economista, Marx contribuiu significativamente para o estudo do funcionamento da sociedade capitalista, abordando com acriação do marxismo as mudanças sociais capazes de provocar modificações sociais. Nesse aspecto Marx explica os conflitos sociais causados pela desigualdade e pela luta de classes.
Marx foi um criticoconvicto do capitalismo que segundo ele era um sistema destruidor da sociedade e que estava sujeito a desaparecer no tempo, com as crises que certamente surgiriam e que acabariam com a economia. Ocapitalismo surge de uma classe nova, a burguesia detentora dos meios de produção, dessa forma o capitalismo produz além de produtos materiais um novo conceito, o de divisão de classes.
O filme temposmodernos de Charles Chapin onde o trabalhador enlouquece pelo trabalho repetitivo, funcionando ele como uma engrenagem de uma maquina retrata de forma contundente tudo aquilo que Marx pensou sobre ocapitalismo. A exploração do trabalho que os operários realizavam, é esse o ponto de partida para a discursão e analise capitalista de marx. Os trabalhadores das fabricas trabalhavam horas a fio sem parar deforma mecanizada. Nesse período não tinham sequer tempo para cocar-se, pois este ato geraria um desperdício de tempo e consequentemente a perda de dinheiro para o capitalista.
Foi nessa mesma épocaque Marx criou o conceito de mais valia; o trabalhador vendia a força de seu trabalho em troca do capital para garantir o seu sustento. A mais valia nesses termos é a diferença entre o valor produzidopelo trabalho em troca do capital salario pago ao trabalhador seu sustento. Dessa forma o trabalho transforma-se em mercadoria, o operário trabalhava a mais das horas que lhe compensava o salario,essas horas extras não pagas denominava-se “ mais valia”, que era o lucro do capitalista.
Dessa forma marx contribui com muita força para a formação do pensamento e das ideias de hoje. Buscou...
tracking img