Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ECONOMIA I – PIAC


Empresa: “CãoMiando”
Ramo de Atividade: Comércio e Serviços
Tipo de Negócio: Comércio de animais e produtos veterinários, prestação de serviços e banho e tosa.

Logo:

APRESENTAÇÃO. O carinho que muitos donos têm pelos seus animais, considerando-os muitas vezes um membro da família, justifica a proliferação de negócios relacionados a eles.
Hoje, as lojaspara animais se especializaram na oferta de produtos indispensáveis ao sofisticado cotidiano dessas adoráveis criaturas domésticas. Com nome importado, as pet shops de hoje são mais sofisticadas, oferecem produtos importados e serviços diferenciados.



1) Identificar e justificar quais os principais fatores que podem interferir na demanda e oferta dos produtos ou serviços desta empresa. Citepelo menos 3 fatores para cada um.

Fatores Demanda:
a) Hábitos, Gostos e preferências dos consumidores – Esse é um dos fatores mais impactantes para o nosso negocio, pois dependemos exclusivamente da preferência dos consumidores em possuir animais de estimações.
b) Renda – É um fator que influencia na freqüência dos clientes em nossa loja e nos tipos de apetrechos e serviços que os clientesdesejam adquirir. Ou seja, quem possui uma maior renda terá possibilidade de utilizar-se de serviços mais completos, enquanto os que uma menor renda, optará por serviços básicos.
c) Propaganda – É necessário um trabalho intenso de divulgação dos benefícios e necessidades de levar aos animais a um Pet Shop, mostrando a importância dos cuidados, carinho e respeito pelo seu bichinho de estimação.Fatores Oferta:
d) Preço do Bem - Se, nossos produtos e serviços se tornarem valorizados e demandados, os preços dos mesmos, como por exemplo banho e tosa, aumentarão e consequentemente ofertaremos uma maior quantidade de serviços.
e) Quantidade Ofertada do Próprio Bem – Só optaremos pelo aumento de nossa produtividade se os preços dos mesmos compensarem. Ou seja, quanto maior os preços maisprodutos (serviços) ofertaremos.
f) Tecnologia – Esse fator agregará significativamente na quantidade que iremos ofertar. Exemplo: banho e tosa com equipamentos de ultima tecnologia, farão com que o tempo de serviços diminua, o atendimento se torne mais rápido, possibilitando nosso interesse pelo aumento da oferta.




2) Explique porque é importante para esta empresa a determinação do pontode equilíbrio.

Se, o ponto de equilíbrio acontece quando a nossa oferta se iguala à demanda, precisaremos conhecer o preço desse mercado (Pet Shop), para podermos oferecer exatamente o que o consumidor esta disposto a pagar. É necessário o ponto de equilíbrio para que não haja excesso ou escassez de oferta e demanda por produtos / serviços.


3) Suponha preço e quantidade iniciais de vendapara seus produtos ou serviços. De acordo com o seguimento de mercado da empresa e do tipo de bem e serviço, determine a elasticidade-preço da demanda e classifique em elástica, inelástica ou unitária, para isso utilize outros valores de referência, supondo um aumento no preço.

P0 = 34,00 32,35%
P1 = 45,00

Q0 = 10 -20%
Q1 = 8

Epd = ∆Q -20% => -0,62 =>Epd = |0,62|
∆P 32,35%

Inelástica. O aumento no preço do produto/serviço diminui em pequena proporção a quantidade demandada. Dessa forma é viável o aumento no preço.


4) Monte uma estrutura de produção ou realização (exemplo: fechamento de contratos ou propostas) para esta empresa levando em consideração uma quantidade fixa capital (quantidade de máquinas ou equipamentos).Com base nessa estrutura determine a variação do fator variável ao longo do processo de produção, lembrando das premissas definidas em sala, com a contratação de no máximo 8 pessoas para sua empresa. Monte uma tabela apresentando seu Fator Fixo, Fator Variável e Produção Total, Produtividade Média e Produtividade Marginal, identificando qual o ponto de máximo da produção. Represente graficamente e...
tracking img