Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3.2 - CUSTEIO DIRETO OU VARIÁVEL (DIRECT COSTING)
(não é aceito pela legislação)

O Método de Custeio Direto, ou Variável, propõe que as cargas de custos, classificadas por espécie (natureza) de custos, sejam analisadas e reclassificadas em custos fixos e custos variáveis.

As características essenciais do método de custeio variável são:

1. Realizar uma análise das cargas de custos,classificando - as em fixas e variáveis;
2. Atribuir ao custo final dos produtos somente as cargas variáveis, obtendo-se, assim, um custo final variável dos produtos.

Os defensores do custeio direto ou variável (direct costing) propõem que, no cálculo dos custos finais por produto, não entrem mais que os custos variáveis e que os custos fixos sejam levados globalmente ao resultado do período, pornão serem considerados como elementos componentes do custo dos produtos.
Obtém-se assim, o custo final variável dos produtos.
As cargas de custos fixos não são consideradas custos do período, isto é, contabilmente, despesas operacionais.

Este modo específico de determinação dos elementos componentes do custo final dos produtos encontra sua justificativa no conceito de custo do período, istoé, os custos de produção fixos e as despesas de comercialização, distribuição e administração fixas são custos (contabilmente, despesas operacionais) do período e não do produto.

A aplicação de um ou de outro método para o cálculo do custo dos produtos incide, de maneira direta, em duas questões:

a) a valoração ou quantificação financeira dos estoques; e
b) a determinação do resultado(lucro operacional bruto) do período ou exercício.

No Brasil, o Método de Custeio Direto ou Variável não é permitido para fins contábeis e fiscais, de valoração de estoques e de determinação do resultado do período, pois fere os Princípios Fundamentais de Contabilidade.
Ele somente pode ser utilizado para fins gerenciais, de tomada de decisão, sobretudo a curto prazo.

Os dois métodos decusteio global (full costing) e o variável (direct costing) são irreconciliáveis formalmente, isto é, não podem ser aplicados concomitantemente, numa só vez.

Conclusivamente, com base no custeio variável, só são alocados aos produtos os custos variáveis, ficando os fixos separados e considerados como despesas do período, indo diretamente para o resultado do exercício; para o estoque só vão, comoconseqüências os custos variáveis (indiretos e/ou diretos), motivo que leva a legislação não aceitá-lo, ou ainda, dentro desse método os custos variáveis são considerados como atribuíveis aos produtos e, consequentemente, debitados na produção e incluídos no custo dos estoques – é o caso de materiais e mão-de-obra direta. Já os custos fixos são tratados como despesas do período e, portanto, não sãoativados na conta de estoques.

O custeio variável se destina a proporcionar à administração maior informação sobre a relação existente entre custos, volume e resultado.

Características:

1. considera somente os custos variáveis, sendo diretos ou indiretos;
2. seu enfoque é no produto;
3. os resultados apresentados sofrem influência direta do volume de vendas;
4. é um critérioadministrativo gerencial e interno;
5. apresenta a contribuição marginal que é igual a diferença entre as receitas e os custos diretos e variáveis dos segmentos estudáveis;
6. o custeio variável estima-se a auxiliar, sobre tudo a gerência do processo de planejamento e tomada de decisão, principalmente a curto prazo;
7. enfoca, principalmente, o custo unitário de produção;
8. requer a separação doscustos fixos e variáveis.

Vantagens:

1. enfoque gerencial;
2. não incorre em erros de rateios;
3. permite uma análise da contribuição direta de cada produto para com os resultados, pela análise da margem de contribuição;
4. os dados necessários para a análise da relação custo/volume/resultado são rapidamente obtidos;
5. é totalmente integrado com o custo-padrão e orçamento flexível....
tracking img