Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bens e Serviços Púbicos


Definição de Bens e Serviços com suas devidas classificações e exemplos
O objetivo do processo de produção de uma empresa é produzir bens e serviços para que possam ser vendidos e assim, fazer com que a empresa obtenha lucro além de satisfazer as necessidades da sociedade; Para isso é necessário saber a origem, a natureza e o destino dos bens.Comisso podemos definir que:
Bem é tudo aquilo capaz de atender e satisfazer as necessidades humanas, que podem ser materiais e imateriais.
Bens Livres e Bens Econômicos
-Bens Livres: São aqueles que existem em quantidade ilimitada e podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforço humano, ou seja, sua utilização não implica relações de ordem econômica; não possuem preço, isto é, tem preço zero, comoo mar, a luz solar, o ar.
O ar é um bem livre, pois a terra oferece ar para todas as pessoas em quantidades maiores do que as desejadas por todos os indivíduos.
-Bens Econômicos: São relativamente escassos e supõe a ocorrência de esforço humano na sua obtenção, por esse motivo, possuem preço, ou seja, preço maior que zero.
Escassez de recursos disponíveis acaba gerando a escassez de benseconômicos.
Pode-se dizer que a participação do Estado em atividades econômicas depende de sua capacidade de investimento, mas deve se dar principalmente na suplementação da infraestrutura indispensável aos interesses sociais, delegando as atividades lucrativas para a execução por terceiro, sob sua regulamentação e controle.
O setor público é uma parte do Estado que
Aatuação do governo é caracterizada tanto pelos gastos por ele efetuados como pela arrecadação de recursos, através principalmente de impostos, com o objetivo de aumentar o bem-estar da população e de evitar eventuais distorções provocadas pelo livre jogo das forças de mercado.
Nesse cenário veremos como os bens e serviços públicos afetam os investimentos no mercado nacional.Bens públicos: São bens cujo consumo é efetuado por toda a coletividade.
Não se aplica o princípio da exclusão, ou seja, não é necessário pagar para obtê-los. Além disso, eles não são rivais, isto é, o consumo de um não impede o consumo de outro. Há ainda, uma característica de indivisibilidade, o que faz com que todo individuo tenha acesso à mesma disponibilidade do bem público.
Defesanacional, iluminação pública, praias, lagos, creches, escolas, praça municipal, transporte público, delegacia de polícia, biblioteca municipal, museu ou até mesmo software livres, são alguns exemplos de bens públicos, pois seu consumo é feito por vários indivíduos sem que seu custo seja maior do que se fosse destinado a somente um indivíduo. Além disso, não é possível excluir um consumidor pelacapacidade de pagar pelo consumo de um bem ou serviço.
Bem público não é necessariamente um bem provido pelo Estado, mas a intervenção dos governos é necessária para aumentar o bem-estar da população. O fornecimento de bens públicos pelos entes privados é de difícil implementação, uma vez que, a análise do custo-benefício é complicada e as dificuldades em restringir a utilização destes bens tornam seufinanciamento quase impossível, o que o tornaria exclusivo.
As transmissões de rádio e televisão na maioria dos países são exemplos de bens públicos (não rivais, não exclusivos e indivisíveis) providos por entes privados, e financiado, essencialmente, por propagandas.
Serviços: é um conjunto de atividades e serviços ligado à administração do Estado através de seus agentes e representantes, mastambém exercida por outras entidades, mesmo que particulares, sempre visando promover o bem estar à disposição da população e atender aos seus próprios interesses. Estas atividades, prestadas pelo Estado para a sociedade, são desempenhadas pelos funcionários públicos que estão integrados nas entidades governamentais, tais como entidades político-administrativas, de direito público e de segurança...
tracking img