Fichamento - imagem e fantasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do Texto "Imagem e Fantasia".

1 - "Sobre a antropologia histórica da imagem"

O autor inicia o texto abordando a importância, nem sempre existente, do conceito de imagem na pedagogia. É dito que, apesar de ser uma ideia em muitos aspectos considerável, a noção de "imagem" tornou-se parte do campo de interesse há relativamente pouco tempo. Várias questões são levantadas arespeito desse conceito.
"Com o iconic turn, a situação no campo de nossa disciplina se transformou. A imagem se tornou interessante e questionável."
IMAGEM E FANTASIA, Pg. 30.

2 - "Fantasia Imaginação Faculdade Imaginativa"
Neste trecho, são utilizados exemplos históricos e etimológicos para tentar definir o que é fantasia, ressaltando-se que uma definição absoluta inexiste. É dito, então, queo conceito de "fantasia" define a habilidade de perceber certos aspectos mesmo em sua ausência física.

"Fantasia, imaginação e capacidade imaginativa são três definições da capacidade humana de assimilar imagens de fora para dentro, portanto, de transformar o mundo exterior em mundo interior, assim como a capacidade de criar, manter e transformar mundos imagéticos interiores, de origem esignificado variados."
IMAGEM E FANTASIA, Pg. 31
Em seguida, é tratada a influência de conceitos formados em nossa mente sobre aquilo que vemos, portanto, a influência de nossa imaginação sobre nossa percepção da realidade. É defendido que há, sim, um grau de influência de nossos conceitos preestabelecidos sobre as coisas que vemos.
"O olhar envolve as coisas visíveis, as explora e se une a elas.[...] Não observo o caos, mas coisas, de forma que finalmente não se pode dizer se é o olhar ou as coisas que prevalece."
IMAGEM E FANTASIA, Pg. 31
Conclui-se então que a visão humana sofre influência de estereótipos pré-determinados pela capacidade de imaginar. O autor ressalta que a visão humana é ao mesmo tempo influenciada por humanizações de certos aspectos, e também por contextoshistóricos e culturais. Portanto, a fantasia tem um papel de destaque mesmo no simples ato de enxergar.
"Cada ver é possibilitado e limitado histórica e culturalmente ao mesmo tempo. Dessa forma, é mutável, contingente e aberto ao futuro."
IMAGEM E FANTASIA, Pg. 32

Wulf usa-se então das ideias de vários intelectuais, como Lacan, Gehlen e Castoriadis para defender que, mais do que uma mera forma deexpressão, o imaginário deve existir por si só, como algo concreto, que não seja apenas idealizado.
"A fantasia desempenha aqui um papel tão central que o ser humano 'seria mais corretamente designado como ser da fantasia do que como ser da razão"
IMAGEM E FANTASIA, Pg. 33

3 - "Magia, Representação, Simulação."
Nesse trecho, o autor ressalta a ambiguidade da imagem. É dito que por vezesuma fantasia pode substituir até mesmo a lembrança objetiva do fato em questão, e que além disso, tais fantasias acabam por limitar o homem com relação a seus desejos, através do medo.
Depois, são apresentados três tipos de imagem:

- Imagem como presença mágica: Nesta categoria enquadram-se as chamadas imagens "de culto", como representações de deuses antigos e, segundo Philippe Seringe,abrange até mesmo partes concretas em nosso mundo, como animais, plantas, elementos e fenômenos da natureza.
"Elas ilustram o mundo e, com isso, situam o homem. Pois nada é mais ameaçador do que um mundo sem imagens, do que a escuridão ou a luz brilhante, posto que ambas destroem as imagens"
IMAGEM E FANTASIA, Pg. 35

- Imagem como representação mimética: Segundo Platão, a imagem é umarepresentação de algo, e não sua réplica exata. Ela procura insinuar, evocar a presença de algo, ao invés de simplesmente demonstrá-lo. Diz também que a criação da imagem da arte compõe um campo próprio, do qual o artista tem total controle, e que tal processo de criação reflete a imagem que é usada como modelo pelo criador.
"Essa imagem não é inequívoca. Não é 'resposta', mas antes uma pergunta...
tracking img