Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE 02

Economia

Introdução

O autor norte-americano N. Gregory Mankiw conseguiu representar na formulação dos dez princípios básicos da economia não só a maneira como a ciência se relaciona com o dia a dia das pessoas, mas, também, a divisão existente no estudo das ciências econômicas, a partir de uma ótica mais facilmente compreendida e vivenciada.

Objetivo

Ao estudar estaunidade de aprendizagem, você poderá: ● Reconhecer em comportamentos rotineiros aspectos do estudo da economia. ● Conhecer o significado de alguns dos principais termos técnicos da área econômica.

Tópicos Abordados

No decorrer deste material você conhecerá diferentes temas. Confira abaixo: ● Como as pessoas tomam decisões ● Como as pessoas interagem ● Como funciona e economia.

Os DezPrincípios Básicos da Economia

11

UNIDADE 02

Economia

Os dez princípios básicos da economia
Olá! Seja bem vindo a aula de economia. Hoje temos alguns conceitos importante para você. Tenha bons estudos!

Você sabia que a economia tem alguns princípios básicos?

Os Dez Princípios Básicos da Economia Mankiw (2009) apresenta dez princípios sobre acontecimentos cotidianos facilmenterelacionados pelas pessoas, que de forma análoga, representam o curso do estudo das ciências econômicas.

Os Dez Princípios Básicos da Economia

12

UNIDADE 02

Economia

Como as pessoas tomam decisões
Vamos conhecer o principio da economia! Princípio 1: as pessoas enfrentam tradeoffs A tomada de decisões implica em escolhas e renúncias. O termo tradeoff refere-se justamente à máxima de que“nada é de graça”, ou seja, significa que para cada escolha que se faz deve-se abrir mão de algo. O exemplo pode ser uma pessoa que decide ingressar na universidade. A partir do momento em que ela assume o compromisso com os estudos, opta ou escolhe se tornar um universitário sabe que deverá abrir mão do tempo que estará em sala de aula. Ou, das atividades que fazia no horário que estudará. As pessoasem sociedade se deparam com diferentes e importantes tradeoffs, como entre produzir em grande escala e gerar renda ou não agredir o meio ambiente, ou ainda, entre optar por um crescimento econômico eficiente, acumulador ou por políticas que visem a distribuição igualitária dos recursos. Princípio 2: o custo de alguma coisa é aquilo que se desistiu de obter Mesmo sem se darem conta, ao enfrentartradeoffs as pessoas avaliam os custos e os benefícios das alternativas antes de tomarem decisões. Seguindo com o exemplo do ingresso na universidade, ao optar por fazer o curso superior, o aluno coloca na balança os custos que terá e os benefícios que alcançará após a conclusão. O total de custos é o custo de oportunidade de se cursar o ensino superior (no caso, o tempo que será despendido para oestudo e, em segundo, o dinheiro gasto com as mensalidades, livros, cópias, etc.); e o benefício é o crescimento intelectual, as melhores possibilidades de emprego e ganhos e, consequentemente, melhores condições de vida. O custo de oportunidade de alguma coisa é aquilo de que se abre mão para obtê-la. E o benefício é o crescimento intelectual, as melhores possibilidades de emprego e ganhos e,consequentemente, melhores condições de vida. O custo de oportunidade de alguma coisa é aquilo de que se abre mão para obtê-la.

Os Dez Princípios Básicos da Economia

13

UNIDADE 02

Economia

Princípio 3: as pessoas racionais pensam na margem Pare e pense o que seria esse PRINCÍPIO!

É entendido pela economia que as pessoas são racionais, ou seja, – conforme a definição de pessoaracional – fazem sempre o melhor para alcançar seus objetivos dentro das oportunidades possíveis. As mudanças marginais são pequenos ajustes incrementais nas ações já existentes . O custo marginal é o custo de se produzir uma unidade a mais do que o total do processo e a receita marginal é o ganho que essa unidade a mais, proporciona. Por exemplo, hoje em dia é bastante comum um universitário...
tracking img