Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia e Mercado

1 - Ana e Beto decidiram abrir uma academia em um dos seus imóveis em vez de alugá-lo para uma empresa. Essa escolha significou renunciar às outras opções, para a realização desse propósito. O sacrifício do que se deixou de produzir, ou seja, o custo ou perda do que não foi escolhido chama-se:

E - Custo de oportunidade ou custo alternativo.

Justificativa:

Chama-seCusto de oportunidade ou custo alternativo, pois vivemos isso no nosso dia-a-dia, quando deixamos algum tipo de desejo (oportunidade) para obter outros. Quando Ana e Beto deixaram de ganhar o aluguel para abrir uma academia deixou o lucro do aluguel de lado para uma tentativa maior de um comércio.

2 - É uma inverdade afirmar que:

V - Somente as atividades comerciais determinam ocrescimento econômico.

Justificativa:

Dependemos também da tecnologia que a mesma depende do investimento, com isso as pessoas irão consumir menos para poupar o dinheiro e colocar na poupança para que ela esteja disponível para investimento e dependendo também dos trabalhadores se estarão empregados.

3 - Analise o texto e assinale a alternativa correta:

As afirmações I e III são verdadeirasJustificativa:

I - Sociedade de mercado tenta conduzir o sistema para todos, mas não é eficiente nessa parte pública.
III - Esses fatores fazem parte da livre-iniciativa que tomam suas decisões de acordo com o mecanismo de oferta e demanda.

4 - Esses bens permitem o uso por um tempo maior, não sendo destruídos de imediato, como é o caso dos eletrodomésticos, automóveis etc. São muitoimportantes para o desenvolvimento da economia, já que se valem dos produtos intermediários, máquinas, fornecimentos de terceiros e um grande número de pessoas, ocupadas direta ou indiretamente, cujas rendas serão utilizadas no consumo de outros bens econômicos. O texto se refere a que tipo de bem?

B - Bens de consumo duráveis

Justificativa:

Podem ser utilizados por um período maior, ouseja, mais prolongado.

5 - Estuda os aspectos e influências sobre a atuação das unidades econômicas individuais, como as pessoas (famílias), as empresas, o governo e mesmo os agentes não residentes. Qual é o foco fundamental do presente texto?

C - Microeconomia

Justificativa:

Estudam a racionalidade dos indivíduos (consumidores e empresas) diante da escassez de recursos, bens eserviços.

6 - Expressam a posição do homem em relação às coisas e às forças da natureza utilizadas para a criação dos bens materiais:

E - Forças produtivas

Justificativa:

Faz parte dos recursos naturais dentro de fatores de produção.

7 - É verossímil afirmar que:

A - I

Justificativa:

O sistema econômico é a maneira como a sociedade produz, consome e distribui os bens afetandodiretamente na parte política e econômica.

8 - Esses bens são consumidos num curto período de tempo, como por exemplo, produtos alimentícios, de higiene, combustível entre outros. Assinale a alternativa correta:

B - Bens tangíveis não duráveis.

Justificativa:

São bens de curta duração.

9 - Vasconcellos e Garcia (2003, p. 31) comentam a propósito da hipótese: “tudo o mais constante”.(...) torna-se possível o estudo de um determinado mercado selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos (...). Essa hipótese também é conhecida como:

C - Coeteris paribus.

Justificativa:

Não tem preocupação com outros fatores, mantendo o foco somente nas variáveis que influenciam os agentes econômicos.

10 - É verdade afirmar que:

A - A disciplina Economiaobjetiva apresentar as relações econômicas que balizam as decisões os agentes econômicos (pessoas, residentes ou não no país, empresas e governo).

Justificativa:

Ela que ajuda nas distribuições de recursos para cada necessidade.

11 - Vasconcellos e Garcia (2003, p. 31) comentam a propósito da hipótese: “tudo o mais constante”. (...) torna-se possível o estudo de um determinado mercado...
tracking img