Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fonte: CHIARA, Márcia De. Centro – Oeste fica com 77% da receita de grãos. Jornal: O Estado De S. Paulo. Caderno-Economia (quarta-feira, 30 de março de 2011) Página: B05. Márcia De Chiara ébrasileira, jornalista do jornal O Estado de São Paulo.



RESENHA


Centro – Oeste fica com 77% da receita de grãos.

Segundo a autora, mais da metade da produção de grãos do país neste ano passarápela canta bancária dos agricultores do Centro – Oeste, o que significa uma injeção de R$ 74,4 bilhões, ou 77% dos resultados da venda de soja, milho, algodão e arroz. Os preços dessas commoditiesestão em alta no mercado internacional, o que sustenta o bom resultado da renda da safra.
Fabio Silveira, diretor da consultoria, explica que a renda tem efeito multiplicador na região, fortalecendo aurbanização, o consumo, o comércio e atraindo investimentos. Só em 2010, três dos sete hipermercados abertos pelo Grupo Pão de Açúcar no país foram na região, destaca.
Márcia também comenta a frase ditapor Silveira: “A engrenagem do dinamismo do Centro – Oeste vem de fora”. Segundo ela, ele faz referência ao peso das exportações na economia local, especialmente com preços das commodities em alta.Em 2008, os três estados da região tiveram crescimento do PIB superior à media do país, de 5,2%. Goiás cresceu 8%; e Mato Grosso, 7,9%; e Mato Grosso da Sul, 6,4%. O gerente de Contas Regionais doIBGE, Frederico Cunha, diz que o motor do crescimento do PIB desses estados foi a agropecuária e a indústria.
Já no Nordeste, a dinâmica do crescimento tem sido diferente. O impulso para o crescimentoeconômico dessa região é mais complexo e diversificado, ou seja, mistura as atividades da industria, comércio e turismo com o dinamismo do mercado doméstico, impulsionado pela política de renda mínimada Bolsa Família, relata a autora.
Cristiane Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel, frisa que, apesar do forte potencial de consumo do Centro – Oeste detectado nas pesquisas de anos...
tracking img