Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ECONOMIA II – 2º SEMESTRE DE 2010.

a) Qual o elemento apontado como causador da inflação brasileira nos últimos anos? Em que consiste esse elemento?
Dependendo da época, diversascausas originam a inflação, porém, no Brasil; o elemento apontado como acusador da inflação é o déficit orçamentário do setor público, pelo menos nas ultimas décadas. Esse elemento consiste em indicarque as despesas do governo são maiores do que as receitas, fato que obriga a emitir moeda ou a endividar-se.

b) Quais planos econômicos foram implantados no Brasil a partir de 1984?
Os planoseconômicos implantados foram o Plano Cruzado (1986), Plano Bresser (1987), Plano de Verão (1989), Plano Collor (1990), Plano Collor II (1991), Plano Real (1994).

c) Cite pelo menos 3 medidasadotadas no Plano Cruzado.
As principais medidas adotadas foram o congelamento de preços, salários, uma reforma monetária que mudou o nome da moeda de cruzeiro para cruzado, além de dividir seu valor pormil e transformar Cz$ 1.000,00 em Cz$ 1,00.

d) Qual foi a medida inovadora adotada no Plano Collor?
Partindo do princípio de que havia um excesso de moeda na economia, o Plano Collordeterminou, como uma de suas principais medidas inovadoras, a retenção de todos os saldos em conta corrente, em poupança e em aplicações financeiras que ultrapassassem NCz$ 50.000,00. Além disso, implementoutambém nova reforma monetária, retomando o cruzeiro, só que dessa vez sem divisão de seu valor. Assim, NCz$ 1,00 = Cr$ 1,00.

e) Observando a história monetária brasileira, comente a evolução dainflação ao longo dos tempos no Brasil.
A inflação tem caracterizado a economia brasileira desde os primórdios, tendo sua origem em diversas causas, dependendo da época. O déficit orçamentário dosetor público é o principal agente causador da inflação nos últimos anos. Por sua vez, o governo emite moeda para tentar controlá-la. Essas duas causas estão intimamente relacionadas, mas, às vezes,...
tracking img