A filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-A passagem da mentalidade mítica para o pensamento filosófico é justificada por alguns teóricos com a tese do “milagre grego”, posição descartada por outros. Em que consiste essa tese e queexplicações lhe podem ser contrapostas?


2-Qual a importância da água para o desenvolvimento na Grécia Antiga?


3-O que significa dizer que a democracia grega era uma democracia direta? Sob esseaspecto, em que se distingue das atuais democracias?


4- Identifique as características comuns à reflexão dos filósofos pré-socráticos.


5- “Em todas as literaturas, a prosa é posterior ao verso,como a reflexão o é a imaginação. A literatura grega não faz exceção à regra, antes a acentua, pois o desnível cronológico entre ambas deve importar uns três séculos” (Maria Helena Rocha Pereira.Estudos de história da cultura clássica. v.1. Cultura grega. 3. ed. Lisboa: Fundação Caloustes Gulbenkian,1970. P.199.
a)A que obras em verso se refere ao texto? E a que obras em prosa?


b)Quandoprevaleceram o verso e a prosa na cultura grega?


c)O que o texto quer dizer com a oposição entre imaginação e reflexão?

6-Na Grécia Antiga, o nascimento da escrita propiciou o nascimento dafilosofia. E hoje, os altos índices de analfabetismo constituíram um obstáculo ao desenvolvimento da consciência critica de seus cidadãos?


7- Tomando por base o significado da ágora napolísdemocratica, quais seriam as “ágoras” nas democracias contemporâneas?

8-Neste fragmento de um texto de Empédocles há elementos que denotam ruptura em relação ao pensamento mítico. Identifique-os.
“Esta [lutadas duas forças] é manifesta na massa dos membros humanos: às vezes, unem-se pelo amor todos os membros que atingiram a corporeidade, na culminância da vida florescente; outras, divididos pela cruelforça da discórdia, erram separados nas margens da vida. Assim também com as árvores e peixes das águas, com os animais selvagens das montanhas e os pássaros mergulhões levados por suas asas.”...
tracking img