Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE I – ASPECTOS INTRODUTÓRIOS: ECONOMIA COMO CIÊNCIA


Questões Dissertativas


01) A teoria econômica se divide em microeconomia e macroeconomia. O que cada um destes ramos estuda? Dê exemplos de teorias estudadas pela microeconomia e macroeconomia.

Resposta

A analise Microeconômica é o ramo da teoria econômica que trata individualmente do comportamento dos consumidores eprodutores com o objetivo de compreender o funcionamento geral do sistema econômico. Dentre os assuntos tratados pela microeconomia, têm-se: a teoria do consumidor; teoria da firma; teoria da produção; teoria dos custos; e teoria da repartição.
A análise Macroeconômica é o ramo da teoria econômica que trata do estudo agregativo da atividade econômica, ocupando-se de magnitudes globais, com o objetivode determinar as condições necessárias do crescimento e equilíbrio do sistema econômico. A macroeconomia estuda: teoria geral do equilíbrio e do crescimento econômico; teoria da moeda; teoria das finanças públicas; teoria das relações internacionais; teoria do desenvolvimento. É importante ressaltar que, a macroeconomia trata da formulação de políticas econômicas.

02) Qual o significado dasexpressões: economia positiva e economia normativa?

Resposta

A economia positiva é o campo da economia que descreve ou, então, teoriza determinado aspecto da realidade, preocupando-se com os fatos, da forma como eles são ou segundo se apresentam. A economia positiva é constituída da economia descritiva e da teoria econômica.
A economia normativa é o campo da economia que formula julgamentos epropõe novas situações, procurando examinar ou propor como os fatos devem ser. A política econômica faz parte do campo de estudo da economia normativa.

03) A dívida pública interna está em torno de 30% do PIB. Esta afirmativa se enquadra na economia positiva ou normativa? Justifique sua resposta.

Resposta

Positiva, pois apresenta um fato real da forma em que ele se apresenta sem apresentarsoluções.

04) Explique em que consiste a passagem da economia descritiva para a teoria econômica.

Resposta

Consiste nas generalizações que sejam capazes de ligar os fatos entre si, desvendar as cadeias de ações e reações manifestadas e estabelecer relações que identifiquem os graus de dependência de dado fenômeno em relação a outro. Essa transformação dos fatos observados emgeneralizações lógica, inteligentes e úteis constitui a passagem da economia descritiva para a teoria econômica.

05) Conceitue política econômica e explique a distinção que há, no campo da economia, entre as proposições positivas e as proposições normativas.

Resposta

São às ações práticas desenvolvidas pelo governo, com a finalidade de condicionar, balizar e conduzir o sistema econômico, no sentido deque sejam alcançados um ou mais objetivos econômicos, politicamente estabelecidos. A distinção entre a proposição positiva e a normativa é que a positiva é a realidade como ela é e a normativa considera mudanças nessa realidade.

Questões de Múltipla Escolha

01) Convencionalmente, pertencem à área da análise microeconômica:
( ) a) as teorias do desenvolvimento econômico e das finançaspúblicas
( ) b) as teorias do crescimento econômico e dos agregados macroeconômicos
( ) c) as teorias da moeda e das relações internacionais
( ) d) as teorias do consumidor e da empresa
(X) e) nenhuma das alternativas anteriores

02) Convencionalmente, pertencem à área da análise macroeconômica:
(X) a) as teorias do desenvolvimento econômico e das finanças públicas
() b) a teoria do consumidor
( ) c) a teoria da produção
( ) d) a teoria dos custos
( ) e) nenhuma das alternativas anteriores

03) A Análise Microeconômica:
( ) a) cuida das condições gerais de equilíbrio da economia, a partir de variáveis referentes ao processo econômico como um todo
( ) b) estuda as relações entre o nível global do emprego e os valores...
tracking img