Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisiocracia e Adam Smith
Sem avaliações

Fisiocracia e Adam Smith
Pensador de grande destaque que foi Adam Smith, assim como os Fisiocratas, criou grandes teorias visando explicar as relações econômicas entre as classes sociais. Um ponto de grande destaque em seu estudo foi à origem da renda, o valor das mercadorias, as relações de troca, a criação e distribuição da riqueza na sociedade, adivisão do trabalho e a geração do excedente econômico. Smith formulou teorias visando explicar qual seria a melhor forma dos países manterem relações comerciais internacionais. Os séculos XVII e XVIII se destacaram com o surgimento de grandes teorias econômicas em uma época em que não ainda estudos ligados a economia e neste contexto surgem os Fisiocratas e o Smith trazendo grandes avanços para asCiências Econômicas.

Introdução

Os séculos XVII e XVIII foram muito promissores para as ciências econômicas. Foi neste período que começaram a surgir os grandes pensadores e estudiosos que viriam a formular teorias que tentavam explicar a realidade econômica da época partindo da observação da realidade que vivenciavam.

Neste contexto, surge a Escola Fisiocrata, com origem francesa e quedefendia a existência de uma ordem natural, com base na qual a sociedade deveria ser organizada. Os fisiocratas acreditavam que somente a agricultura é que poderia gerar um excedente e assim formularam suas teorias partindo do princípio da agricultura como centro da geração de riqueza na sociedade.

Uma grande evidência do destaque dado pelos fisiocratas à agricultura é o seu Tableau Economiqué,em que mostravam através de um diagrama a distribuição da renda pelas três classes da sociedade, sendo que no final a renda retornava aos proprietários de terras.

Posteriormente surge Adam Smith dando início à Escola Clássica e propondo grandes alterações ao que havia sido exposto até então pelos fisiocratas e mercantilistas.Smith surgiu explicando teorias até então nunca abordadas, como ateoria do valor, teoria do lucro, dentre outras alterações.

Breve Histórico sobre Fisiocracia e Smith

Surgimento da Escola Fisiocrática

Os fisiocratas surgiram na França com final do mercantilismo, por volta de 1756, com dois pensadores principais: Quesnay e Turgot. Apesar de ter sido um movimento de oposição ao mercantilismo, a fisiocracia não se afastou totalmente do feudalismo, pois aFrança era um país essencialmente agrário.

Para os fisiocratas, a sociedade era regulada por uma ordem natural que rege a natureza física. Assim, se os homens não colocarem obstáculos a essas leis a sociedade irá se configurar segundo um desenho necessário, com leis que irão se impor automaticamente a todas as pessoas. Segundo esta escola, a sociedade pode ou não existir, mas existindo trazvantagens as pessoas que não poderiam ser obtidas de outra forma. Uma destas vantagens é a troca de mercadorias, que pode reduzir e integrar as atividades econômicas dos homens. Esta realidade é o ponto de partida da análise fisiocrata.

Para que possamos entender o motivo da crença fisiocrata nas leis naturais, devemos nos voltar para a realidade francesa no século XVIII. Era uma economiaessencialmente agrária, com base na propriedade privada feudal; a economia já possuía um caráter capitalista, embora ainda fosse possível encontrar camponeses nas províncias meridionais; as atividades realizadas nas cidades eram de caráter artesanal; conviviam em uma mesma realidade as formas de produção agrícola camponesa e a capitalista, com destaque para esta última forma, que segundo os fisiocratas seria aforma mais desejável e avançada para a época.

Na fisiocracia a forma essencial do capitalismo só poderia se desenvolver totalmente nas atividades agrícolas, pois para eles apenas na agricultura é que poderia haver um excedente.

Porém uma experiência de conduzir a economia segundo a doutrina fisiocrata, feita por Anne-Robert-Jacques Turgot, ministros das finanças em 1774 resultou em...
tracking img