Mobilidade urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMINÁRIO SOBRE:
MOBILIDADE URBANA NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. MOBILIDADE URBANA HISTORICIDADE
2.2. MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL
2.3. MOBILIDADE URBANA EM FLORIANÓPOLIS
2.4. MOBILIDADE URBANA E INCLUSÃO SOCIAL
3. CONCLUSÃO
4. REFEÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO
Será visto por intermédio deste trabalho a situação da mobilidade urbana nomunicípio de Florianópolis onde pesquisas apontam uma posição negativa em todo o país. Sendo Florianópolis apontada como a capital com o pior desempenho de mobilidade urbana, porém para uma melhor compreensão é preciso ter claro o real significado do que é mobilidade urbana, e como se da o funcionamento das nossas cidades de forma globalizada. O conceito de mobilidade explica a mobilidade como àqualidade do que é móvel, volubilidade, inconstância, ou seja, deslocar-se em território garantindo ampla acessibilidade no espaço urbano este que se caracteriza pela cidade. Relaciona-se aos meios de deslocamentos de pessoas da área rural para os grandes centros a concentração de construções de pessoas em um mesmo espaço.
O objetivo principal dessa apresentação é discutir o tema Mobilidade Urbana noMunicípio de Florianópolis e a relação dessa temática com a ação do Serviço Social, através de analise de fontes bibliográficas, utilizando também o método de observação da realidade e algumas pesquisas elaboras por instituições que buscam respostas para as demandas relacionadas a essa temática.
Nosso objeto de estudo busca de forma exploratória apresentar uma melhor compreensão de como é arealidade da mobilidade urbana e o que se tem feito para amenizar os principais problemas ocasionados pela mesma no município de Florianópolis, cidade inicialmente conhecida como Nossa Senhora do Desterro homenageando a uma padroeira sendo alterado seu nome mais a frente em 1984 com intuito de homenagear o presidente Floriano Peixoto caracterizando essa ilha catarinense com o nome de Florianópolis,situada na região centro-oeste do estado de Santa Catarina. Configura-se através do segundo relatório anual da ONU (Organizações das Nações Unidas) em 2000 como uma das capitais brasileiras com melhor índice de desenvolvimento Humano (IDH) e a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida com uma população estimada até 2011 de 427.298 mil habitantes. Por vez essas qualidades podem desencadearconflitos sociais relacionados ao desordenado crescimento demográfico trazendo transtornos a população e principalmente aos nativos que a cada dia perdem mais o seu espaço de “vida”, de “moradia”, para grandes novas construções imobiliárias descaracterizando a verdadeira Ilha da Magia e seus espaços culturais e patrimônio histórico. Também nos últimos anos o quesito mobilidade urbana da capitalvem sendo muito questionado, a atual visão negativa - tanto por parte da população nativa como daqueles que vem até a ilha trabalhar ou até mesmo de passagem – deve ser pensada, pois a situação está cada vez mais incontrolável. Por isso, esse estudo não tem a intenção de revolucionar os problemas da cidade-capital, mas sim apontar aos alunos o quão grave é a situação que envolve não apenas omunicípio de Florianópolis, mas todo um estado compreendendo todo país de forma indireta.

2. DESENVOLVIMENTO
2.1. MOBILIDADE URBANA HISTORICIDADE

Diante de um tema amplo, Mobilidade Urbana, temos um leque de informações e atribuições a serem consideradas neste trabalho, com intuito primeiramente de problematizar e apontar alguns aspectos históricos relevantes.
Não é cabível desconsiderar ahistoricidade no âmbito da colonização, representadas por projetos de rodovia, ferrovia, projetos advindos de outros países, inseridos no campo da Mobilidade Urbana no Brasil, ou seja não se pode fazer uma leitura da realidade sem levar em conta a totalidade, a história, a dialética, é portanto fundamental não desconsiderar fatores históricos que foram decisivos para se chegar à atual condição em...
tracking img