Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HARRISON BRUNO A. CORREA – RA 370368
CÁSSIO DANTAS NUNES – RA 370778
WAGNER AUGUSTO BLANCO – RA 376240
JOSÉ NILSON BARBOSA DE OLIVEIRA – RA 367865
DIEGO ESPINOSA SERPA – RA 386268

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ECONOMIA

PROFº
Rodrigo Shiguemoto

CAMPO GRANDE / MS
JULHO/2012
Introdução

O Ministério da Saúde é responsável por controlar a fabricação e a importação de todos osprodutos cosméticos no Brasil. A intenção do controle sobre os cosméticos é garantir a segurança, a qualidade e a rastreabilidade do produto para proteger a saúde do consumidor, mantendo a sua eficácia.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) foi criada por meio da Lei Nº 9.782 de 26 de janeiro de 1999 e tem como missão “proteger e promover a saúde da população garantindo asegurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso”. É uma agência do Ministério da Saúde, portanto, é uma autarquia sob regime especial, ou seja, uma agência reguladora caracterizada pela independência administrativa, estabilidade de seus dirigentes durante o período de mandato e autonomia financeira.
Falar e criar no Mundo de Cosméticos no Brasil tornou-se umverdadeiro desafio tanto para os consumidores quanto para os fornecedores e vendedores que sentem o impacto, uma vez que as mudanças e exigências desse verdadeiro “mercado do ouro” são diárias e adaptar-se a elas é o verdadeiro desafio.
Kotler(2006) diz que “as pessoas consomem para serem aceitas em grupos sociais, familiares e, para atender aos padrões exigidos pela sociedade.” Olhando para essaafirmativa, podemos dizer que o Brasil se encontra na terceira colocação no ranking mundial no consumo de cosméticos. Uma criança hoje já cresce vendo e inclusive acompanhando os adultos nessa longa caminhada rumo ao rosto perfeito e corpo sarado.
A visão de beleza é hoje sinônimo de vaidade entre muitos que enxergam em cosméticos um verdadeiro “manjar dos deuses” na resolução e correção de algunsproblemas que o tempo ao natural vai causando no ser humano. Padrões de beleza são impostos por uma sociedade que é incentivada ao consumo excessivo e extremamente agressivo como os cremes de beleza com suas fórmulas cada vez mais eficazes no tratamento a alguns danos na pele, porém se usada em excesso causa um tremendo estrago onde era pra ser “arrumado”.
Em 2006, o Brasil alcançou a barganha deestar em terceiro lugar no Ranking Mundial no Consumo de Cosméticos, mantendo-se em terceiro até a atualidade, estando atrás somente dos Estados Unidos e do Japão.
Já existe uma estimativa, um tanto ousada, que afirma a possibilidade do Brasil ultrapassar os Estados Unidos e o Japão no Ranking de mercados consumidores de cosméticos, tornando-se, assim, o maior mercado mundial consumidor para ositens de Cosméticos.
Tudo isso, graças à valorização do Real e o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros que tornou possível um acesso maior na compra de cosméticos e sem se preocupar com o endividamento financeiro devido aos gastos desregrados.

HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético)
O Brasil é um mercado com grande potencial em relação ao mundo, e vários fatores contribuem paraisso:
  *   Fonte de princípios ativos e insumos, principalmente os de origem natural
  *   Utilização de tecnologia de ponta e consequente aumento da produtividade
  *   Avanços da área regulatória
  *   Busca pela qualificação
  *   Aumento do consumo de HPPC
Devido a percepção de que a vaidade, atualmente, não é vista como superfulo, hoje é uma necessidade de saúde, mercado de trabalho,higiene e imagem social. Essa percepção é uma realidade e uma oportunidade econômica para as indústrias e comércios que trabalham com HPPC.
Evolução do Setor
A Indústria Brasileira de HPPC apresentou crescimento anual de 13,8% entre 2000 e 2010.

Fonte: ABIHPEC
Fatores que contribuíram para o crescimento do setor:
      *   Participação crescente da mulher brasileira no mercado de...
tracking img