O que devemos conhecer sobre monitores e scanners. suas principais características e funções.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Que Devemos Conhecer Sobre Monitores e Scanners. Suas principais Características e Funções.


Francisco Anderson
Igor Bezerra
Marília Gabriela
Sebastião Camelo
Sebastião Vidal Gomes
Rebeca Saldanha Castro
Resumo

Atualmente estamos em contato com diversos equipamentos de alta tecnologia com recursos dos quais nem imaginamos. Este artigo tem por objetivo esclarecer sobre asprincipais características dos monitores e dos scanners, desvendado o princípio básico do seu funcionamento, de forma simples, utilizando uma linguagem apropriada para qualquer principiante.
Após a leitura deste artigo, você será capaz de entender o seu monitor e o seu scanner para também poder tomar uma decisão mais acertada caso queira comprar um novo.


1. Introdução

Os monitoresevoluíram bastante nas últimas décadas. Os primeiros computadores utilizavam muitas páginas de impressão de dados como monitoramento, até que surgem os primeiros monitores verdes piscantes nos anos 70 baseados em texto. Atualmente estamos saindo de um tipo CRT, ou tubos de raios catódicos, para o tipo LCD com tela de cristal líquido, ocupando espaço cada vez menor e consumo baixíssimo de energia. Nostópicos que seguem apresentaremos suas características e funcionalidades.
O scanner possui funcionamento semelhante à de uma maquina fotocopiadora, já que o equipamento faz uma varredura ótica da imagem, porém a diferença básica é que em vez de gerar saída - a ação resulta em dados, onde o periférico envia a imagem para o computador em forma de bits, os quais estarão prontos a serem processados. 2. Tecnologia dos monitores

Atualmente a tecnologia dos monitores se define em quatro tipos básicos: os monitores CRT, LCD, PLASMA e OLED. O monitor CRT tem os mesmos princípios de funcionalidade das TVs desde os anos 30. O LCD surgiu no início dos anos 80, e vem esmagadoramente ganhando por completo a guerra de substituir o monitor CRT. Nos dias de hoje já não é mais comum venderemmonitores CRT, e também é raro ver alguém utilizando um.
O LCD se beneficia com seus diversos atributos. Em seguida vêm as telas de PLASMA, que fornecem uma quantidade boa de luminosidade e um bom nível de contraste. E para finalizar, temos os monitores com a tecnologia OLED que é o oposto da tecnologia dos monitores LCD. Uma das principais características do monitor OLED é que são econômicos enão precisa de iluminação de fundo.




3. Padrões e resolução


O PPI “pixels per inch” ou pixels por polegada. É a maneira com que se proporciona o espaço ocupado de um pixel, que definirá a formação de pontos para gerar a imagem na tela.
Seu conceito é bem simples, se maior for o numero de PPI, a imagem ficara ótima. São necessários três elementos luminosos para o aparecimento daimagem para cada elemento, é denominado de DOTS, que significa “pontos”. Esses elementos são formados pelas cores VERMELHO, VERDE e AZUL. Que combinados geram milhões de cores.




4. Conexões

4.1 Conexão VGA


O Conector Analógico ou VGA (Video Graphics Array) pode carregar sinais de vídeo analógico com resolução até 2048x1536, composto por três fileiras de cinco pinos conectados a umcabo, tornando assim seus fios independentes para cada sinal de vídeo. (Igor)
4.2 Conexão DVI


DVI (Digital Video Interface) permite a ligação da placa de vídeo a monitores de LCD que também possuam esta conexão. A conexão DVI é totalmente digital, apresentando a melhor qualidade de imagem na conexão do seu microcomputador a monitores de LCD. Existem alguns poucos aparelhos de DVD top delinha que também possuem um conector deste tipo. A conexão DVI mantém os dados no formato analógico e envia-os do computador para um monitor não sendo necessário nenhum tipo de conversão, tendo assim uma interface digital de alta velocidade.


4.3 Conexão HDMI


É um sistema totalmente digital que permite ao usuário ter belas imagens em alta definição em um padrão muito superior ao...
tracking img