Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ECONOMIA DA REGIÃO SUL
[pic]
A participação da Região Sul no Produto Interno Bruto (PIB) do país corresponde a 17,7%. A partir da década de 1970, as atividade agrárias cederam lugar às atividadesdas indústrias, do comércio e dos serviços.
Contudo, a Região Sul ainda é importante produtora agropecuária. Nela são utilizadas modernas técnicas de produção, que possibilitam elevadaprodutividade.
Do total do rebanho do país, as maiores participações da Região Sul são de suínos e de frangos. Mais de 40% do rebanho suíno do Brasil é produzido no Sul, e também mais da metade do rebanho defrango.
O maior rebanho bovino do Sul encontra-se no Rio Grande do Sul. A criação de gado bovino no sul ocorre principalmente na forma extensiva. Muitas propriedades, no entanto, estão desenvolvendo apecuária bovina de forma intensiva.
Com um grande número de pequenas e média propriedades rurais, de base familiar, a produção agrícola da Região Sul é uma das maiores e mais diversificadas do país.As baixas temperaturas são propícias às culturas de trigo, aveia, cavada, centeio, uva e maçã, da quais a Região Sul é grande produtora.
A maior produção de carvão mineral do Brasil encontra-se emSanta Catarina, especialmente nas cidades de Criciúma, Lauro Muller, Siderópolis e Uruçanga.
O Sul é a segunda região mais industrializada do país.
Principais indústrias sulistas:
1. Indústriastêxteis – Hering e Sulfabril, localizadas em Blumenau; Malwee, localizada em Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina;
 2. Indústrias metalúrgicas – Eberle, Tramontina e Gerdau, localizadas em váriosmunicípios do estado do Rio Grande do Sul;
3. Indústrias alimentícias – Chapecó, Sadia e Perdigão, localizadas no estado do Paraná;
4. Indústrias de couro e de calçados – Azaléia, Dakota e a Ortopé, noRio Grande do Sul;
5. Indústrias de bebidas, que processam parte da produção de uvas cultivadas na região.
Como em todas as demais regiões do Brasil, o setor terciário na Região Sul tem grande...
tracking img