economia

Páginas: 12 (2862 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
Estrutura De Mercado Coca Cola



Estrutura de Mercado
Como é dito no livro “economia, administração contemporânea e engenharia de produção”, as firmas estão relacionadas a um macrossistema(meio político, social e jurídico) e a três subsistemas (fornecedores, firmas concorrentes, clientes), ao conjunto desses três dá-se o nome de mercado. As características de cada mercado são asestruturas de mercado.
No caso da empresa The Coca-Cola Company, sua estrutura de mercado se se associa mais ao oligopólio, onde apesar de existir um grande número de vendedores, uma pequena parcela destes domina a maior parte do mercado. Só no Brasil o mercado de bebidas é representado por mais de 200 empresas em atividade, entretanto a The Coca-Cola Company detêm mais de 50% do mercado, já no âmbitomundial é detentora de quase 60% do mercado mundial de refrigerantes. Esse poderio das grandes firmas é um fator desestimulante a entrada de novas empresas no mercado. Outro fator ligado aos oligopólios é o preço, por serem poucas empresas dominantes, essas podem se unir para evitar concorrência entres elas e para impor um preço de mercado, por esse fato que os refrigerantes possuem das grandesmarcas possuem preços parecidos e com pouca variações.
A The Coca-Cola Company oferece mais de 500 marcas de bebidas em mais de 200 países ou territórios, por isso seu oligopólio pode ser caracterizado como oligopólio diferenciado. Nesta categoria os produtos produzidos embora sejam substitutos entre si, não são homogêneos. Com isso disputa pelo mercado não se dá através da concorrência de preços,mas através de um alto gasto com Marketing, que já foi citado anteriormente como um dos principais fatores para o sucesso da empresa em todo o mundo, e também com Pesquisa & Desenvolvimento, para a criação de novos produtos, modelos e desenhos que atendam as mais variadas faixas de consumidores.
O marketing da Coca-Cola também enfrente desafios. Ela pode ser líder do mercado de refrigerantes emarca mais valiosa do mundo, mas sabe que precisa entender um consumidor mutante, que tem novos hábitos, e mensurar todos seus resultados: dos comerciais de televisão ao ponto de venda, passando pelo mundo digital. À frente desta missão está Ricardo Fort, Diretor de Marketing da Coca-Cola. O executivo está há um ano no Brasil após passar por uma temporada no marketing esportivo na sede mundial dacompanhia, em Atlanta.
Marketing da Coca-cola
Fort explica que uma das mudanças mais visíveis hoje é a transferência da liderança da relação entre o consumidor e a marca para as pessoas. Por isso, a Coca-Cola vem investindo em geração de conteúdo pelo consumidor e no entendimento do cenário que a cerca. O mais complexo deles é o universo jovem. “O adolescente é o target mais difícil de seentender porque eles mudam muito rápido. O maior desafio que a Coca-Cola tem é entender o que estas pessoas querem antes mesmo delas quererem, conseguir se antecipar e entregar os valores da marca, manifestados em comunicação, em promoção e embalagens”, explica o Diretor em entrevista exclusiva ao site na sede da Coca-Cola no Brasil, no Rio de Janeiro.
Avaliada em US$ 65,234 bilhões pela Interbrand, amarca se esforça diariamente para manter a liderança. Não que ele esteja perdendo grandes fatias de mercado, mas para transferir o elo emocional para produtos como a Coca-Cola Zero, já vice-líder em algumas praças. Para isso, há muito estudo, ciência mesmo. “Temos mapeado 80 tipos diferentes de pontos de venda e para cada um deles há uma lista pré-determinada de quais equipamentos e comunicação queestarão em um determinado lugar. Além do tipo de promoção e do produto. E, para cada um destes 80 perfis de ponto de venda, temos 10 indicadores diferentes de performance”, conta Ricardo Fort, que detalha as ações de marketing da companhia na entrevista a seguir.
Estamos vivendo um momento de alimentação saudável e do consumidor mais engajado. Qual é o posicionamento de marketing da Coca-Cola...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!