A Arte Maia Inca e Azteca

Páginas: 5 (1006 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
Durante a época Mesoamericana muitas culturas se amadureceram e se tornaram civilizações como os Olmecas, Teotihucanos, Zapotecas, Maias e Astecas, esse período pode ter ocorrido durante 20.000 anos antes da chegada dos Espanhóis na América em 1521 onde eles começaram a conquistar e colonizar esses povos pela cidade Asteca de Tenochtitlán.
A civilização mais antiga encontrada na América era aMaia (cujo já se encontrava em decadência na chegada dos espanhóis), era a unica civilização com um sistema de lingua escrita tão eficiente quanto a européia. Os Maias são reconhecidos pela sua matemática, arquitetura e sistemas astronomicos.
A arquitetura Maia é a prova da evolução de sua sociedade junto com o tempo, o que torna hoje suas principais cidades como obras incriveis, eles seutilizavam de tecnicas ainda hoje desconhecidas que podem ser observadas em grandes tempos e piramides escalonadas como:

Templo Maia de Uxmal Pirâmide de Yucatan

Templo dos Guerreiros em Chichén Itzá

Os Maias também tinham seus próprios calendários que eram criados a partir de seus conhecimentos Astronômicos (Um desses calendários quetermina em 2012 gerou uma teoria de fim do mundo), esses calendários podiam ser estendidos para delinear qualquer extensão de tempo necessária.



Os Maias dentre todos os povos Pré-Colombianos detinham a escrita mais desenvolvida, o que se da devido ao intercambio com o povo Olmeca.
O povo Olmeca foi um dos mais desenvolvidos dentre o período Mesoamericano tendo entre um dos costumes de suacivilização a dieta, demonstrando que eram muito preocupados com a sua saúde. Foi descoberta também uma espécie de bussola na região onde os Olmecas viviam.
Eles eram os autores das Cabeças colossais que chegam a ter mais de 3 metros de altura encontradas hoje em San Lorenzo, La Venta, Tres Zapotes e Rancho la Cobata:









Cabeça localizada em La VentaCabeça localizada em San Lorenzo
Os Olmecas produziam altares, cerâmicas de varias formas e esculturas de seu povo em situações de cotidiano.
Vale lembrar que essa população também praticava esportes como o jogo de bola mesoamericano e tinham arenas para a pratica do mesmo:
https://www.youtube.com/watch?v=H-iJxuqjFFsCom a queda dos Olmecas, surgiu o domínio Teotihuacan com a maior metrópole conhecida da época Mesoamericana. Existem varias pirâmides e construções incríveis nessa cidade como a pirâmide da Lua e a pirâmide do Sol:


Pirâmide do Sol fica à esquerda da Cidade Pirâmide da Lua fica à direita da cidade

Vista panorâmica de Teotihuacan
Os Teotihuacan também faziam mascaras, porémnão tinham uma cultura artesanal tão forte quanto às outras civilizações.

Antecedendo o Império Asteca vieram os Toltecas que dominaram a região central de onde hoje é conhecido como México. Os Toltecas usavam esculturas antropomórficas como padrão arquitetônico:

Guerreiros Toltecas no templo de Tula Templo de Tula
Com a invasão do impérioTolteca pelos Chichimecas surgiu o Império Asteca, que deram origem a varias tecnologias.
Os Astecas criaram religiões, mitologias, deram origem ao militarismo na região e sua medicina também é exaltada pelos conquistadores Espanhóis.
A Arquitetura Asteca é talvez o que mais representava o conhecimento de seu povo, com seus grandes templos e pinturas representando sua sociedade. A arquiteturaAsteca da a impressão que eles queriam ressaltar mais a grandeza do povo ao dar qualidade as obras como as outras civilizações.
Suas esculturas eram visivelmente melhores esculpidas e detalhadas que a dos outros povos.











Calendário Asteca...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artes Maias , Incas, Astecas.
  • incas e maias
  • astecas,maias e incas
  • Maias, incas e astecas
  • Incas, Astecas e Maias
  • Maias,incas,astecas
  • Povos Astecas, Maias e Incas
  • Incas, Maias e Astecas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!