Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Observe a seguinte passagem:

“Transformar crescimento econômico em bem-estar para todos é o grande desafio enfrentado pelos diversos países e suas comunidades, na redução das desigualdadesexistentes nas sociedades nacionais e entre elas”.
(fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento -PNUD)

Levando em consideração essa assertiva, responda:

a) Costuma-se fazeruma distinção entre “crescimento” e “desenvolvimento” econômico. Considerando a citação acima, qual seria a diferença entre esses dois conceitos?

A diferença é que o crescimento se refere ao PIB(Produto Interno Bruto), que é o crescimento da produção da região estudada (cidade, Estado ou País).
E o desenvolvimento é através dos indicadores de educação, saúde, renda, pobreza e implica noaumento as renda per capita.

b) Um Produto Interno Bruto (PIB) elevado reflete necessariamente um país com bons indicadores de desenvolvimento humano e econômico? Justifique sua resposta.

O PIBé calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período. Por isso não pode ser considerado como indicador de desenvolvimento humano e econômico.Um país pode concentrar a riqueza na mão de poucos, e com isso o índice de desenvolvimento nesse país ser baixo.

2. Em comparações internacionais, freqüentemente se utiliza o PIB per capita comoindicador do nível de desenvolvimento de um país.
a) Qual a principal crítica que pode ser feita a essa grandeza, como medida do bem-estar desfrutado por uma coletividade?
b) Nesse sentido, queoutros indicadores podem (devem) ser considerados? Explique.

a)
O PIB per capita é medido da seguinte maneira:
PIB PC= PIB/ Número de habitantes da região estudada

Quando aplicado o PIB percapita acaba igualando os ganhos de todos os cidadãos, sabe- que na prática isso não é verdade. O PIB per capita não é uma medida de renda individual.
A idéia do PIB per capita é que os cidadãos...
tracking img