Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A cultura condicionada a visão de mundo do homem: Cultura não há dúvidas que ela molda vidas, maneiras de agir vestir tudo a separação do homem através de grupos faz com que ele veja o mundo através da cultura em que esta implantado e como se fossemos padronizados por um sistema cultural ao qual fazemos parte.
Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura: A participação doindividuo no convivio com os demais é fundamental para a convivência dos mesmos, é necessário ter um conhecimento mínimo das regras do grupo em que se vive pois temos padrões de comportamentos regulares que permitem previsões os desvios de conduta são abominavéis em uma sociedade que sempre espera que os comportamentos sejam previsíveis e controláveis
A “Caverna das Aparências” de Platão funcionacomo um cativeiro, e os prisioneiros que habitam seu interior, acreditam que as sombras que vêem projetadas dentro dela são a realidade (os prisioneiros vivem sendo enganados por um processo de ilusão que o fazem tomar o falso como verdadeiro). O que acontece no mito da caverna é que os homens são descritos como covardes e ignorantes, capazes de caçoarem e até de matarem aqueles que buscam averdade, novas idéias, novos horizontes, ou seja, o mundo real. Para eles as sombras ali projetadas é a verdade que eles querem e creem, tornando-os assim completos ignorantes, aceitando o que é falso como verdadeiro, ficando confinados naquele mundo de mentiras.
O cenário da cidade é projetada em um globo gigantesco cercada por água, formando assim uma ilha. Dentro desse cenário artificialgigantesco, Truman vive na ‘caverna’ de um mundo fictício criado pela mídia, e que projeta a ele uma realidade perfeita, para que ele jamais sinta vontade de sair e explorar novos horizontes fora dali. Da mesma forma, o mito da caverna apresenta uma realidade que é projetada por meio das sombras.
O que prende Truman na ilha é a rotina, (seu cotidiano) e todas as estratégias subjetivas pensadase aplicadas pelos mentores do reality show para torná-lo uma pessoa passiva, alienada e conformista. Nos dias atuais, a mídia já se tornou um espaço público. O ato de observar tornou-se um vicio. A quantidade de reality shows que brotaram na televisão atualmente leva a esse fato. Milhares de pessoas passam o dia em frente à televisão ou até mesmo pela internet assistindo por exemplo BBB (BigBrother Brasil), entre outros programas que tem um grupo de pessoas que moram durante um tempo em uma casa e são filmadas durante o dia todo, podendo observar o cotidiano e criando situações para testarem os seres humanos. Ainda há o fato deles aproveitarem o programa fazendo propagandas de produtos e marcas, até então, utilizando-se dos próprios participantes, induzindo o público a aderirem osmesmos, visando o lucro sobre toda essa encenação. Trata-se do mesmo mundo que foi retratado em O show de Truman.
Um dos prisioneiros da caverna se torna um sujeito questionador e a partir daí percorre um doloroso caminho para fora da caverna. Truman também começa a questionar o mundo a sua volta e a partir daí percorre um árduo e doloroso caminho para sair da ilha e conhecer o mundo real. Emambos, há vontade de explorar novas perspectivas, conquistar novas ‘cavernas’, buscando assim a liberdade para um novo mundo. Comparando o Show de Truman com o mito da caverna, vemos que em ambos havia uma barreira que o separam da verdade. No filme, o protagonista tinha trauma do alto mar. Isso acontecera quando ainda criança em um passeio de barco com seu pai, acabou vendo seu pai morrer em plenomar. A mídia utilizou isso como estratégia para criar medos e inseguranças, manipulando assim psicologicamente as emoções de Truman. Mas a fim de buscar a verdade, Truman enfrenta o medo e determinado veleja mar afora rumo a liberdade, enfrentando obstáculos impostos pela produtora para que ele desista e volte atrás. A mesma coisa acontece no mito, onde um dos prisioneiros inconformado com a...
tracking img