Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caíque Prado – nº 04
Kelly Cristina – n°13

Cadeia de Valor Empresarial
Trabalho apresentado ao Professor José Romanucci, da disciplina “Organização e Técnicas Comerciais II” do curso técnico de Transações Imobiliárias da Escola Técnica de Praia Grande, como requisito parcial para obtenção da média semestral.

Sumário

Introdução 3
Cadeia de Valor Empresarial 4
Atividades de Valor 6Atividades Primárias de Valor 6
Atividades de Apoio de Valor 7
Conclusão 9
Referências 10

Introdução

A cadeia de valor empresarial é um conjunto de atividades desempenhadas por uma organização, que vai desde as fontes de matéria-prima básica, passando pelos fornecedores e ciclos de produção e venda, até a fase de distribuição final. No trabalho a seguir iremos abordar melhor o assunto no que dizrespeito ao verdadeiro conceito da cadeia de valores.

Cadeia de Valor Empresarial

O conceito cadeia de valor empresarial foi criado por Michael Porter em 1985. Na cadeia de valor empresarial o custo e a qualidade dos produtos são responsáveis, pelas vantagens competitivas que a organização dispõe, em relação a outras empresas inseridas no mesmo ramo, e que são frutos da sua capacidade de eficácia eeficiência. Como você já deve ter notado, podemos considerar toda empresa é como uma reunião de atividades que são executadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar seu produto. Todas estas atividades podem ser representadas, fazendo-se uso de uma cadeia de valores e o modo como ela executa atividades individuais, são um reflexo de sua história, de sua estratégia, de seumétodo de implantação de sua estratégia, e da economia básica das próprias atividades.
O nível relevante para a construção de uma cadeia de valores são as atividades de uma empresa em uma indústria em particular. Uma cadeia de valores em nível de setor ou de indústria é demasiadamente ampla, porque pode encobrir importantes fontes de vantagem competitiva. Embora as empresas na mesma indústria possamter cadeias similares, as cadeias de valores dos concorrentes frequentemente diferem. A Nestlé e a Lacta, por exemplo, competem ambas na indústria de chocolate, mas elas têm cadeias de valores muito diferentes incorporando diferenças significativas dos seus produtos, políticas de pessoal e nas operações de entrega. As diferenças entre cadeias de valores de uma empresa são uma fonte básica devantagem competitiva.
A cadeia de valores de uma empresa em uma indústria pode variar um pouco para itens diferentes em sua linha de produtos, ou compradores, áreas geográficas ou canais de distribuição diferentes. Em termos competitivos, valor é o montante que os compradores estão dispostos a pagar por aquilo que uma empresa lhes fornece. O valor é medido pela receita total, reflexo do preço que oproduto de uma empresa impõe e as unidades que ela quer vender. Uma empresa é rentável, se o valor que ela impõe ultrapassa os custos envolvidos na criação do produto. Criar valor para os compradores que exceda o custo disto é a meta de qualquer estratégia genérica. A cadeia de valores tem suas metodologias dentro da empresa como:
* Compreender as fontes de vantagem competitiva da organização* Rever as práticas de negócio de forma a antecipar as tendências de mercado
* Divulgar as regras de negócio da organização
* Disponibilizar uma visão completa fluxo de informação na organização e de todas as relações entre os processos
* Avaliar a rentabilidade das operações e o posicionamento de produtos e serviços no mercado
* Promover a evolução do desempenho dos processos naorganização.
É através da análise dos fluxos de informação que ocorrem dentro da organização e no meio envolvente da indústria em que se insere que é possível delinear a estratégia da organização adoptada com vista ao alcance da excelência. O método de análise da cadeia de valor permite detectar qualquer necessidade emergente de reposicionamento estratégico e realinhamento no contexto do processo de...
tracking img