economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O comercio internacional, ou comercio exterior é uma disciplina estudada na Teoria Econômica que, juntamente com o sistema financeiro internacional, compões a matéria Economia Internacional.
O comércio aplicado entre países está cada vez mais intenso tendo em vista as facilitações aplicadas entre eles, permitindo a circulação de bens e serviços com isenções de impostos e outrasformas de fomento.
Para tanto, regras devem ser aplicadas para regulamentar as relações de comercio para que a balança entre os países relacionados não fique injusta, prejudicando um e detrimento do outro.
Por isso, são constantemente criadas formas de se desenvolver tais comércios, como criação de órgãos mediadores não governamentais, criação de blocos econômicos, etc.
Desta forma, este trabalhovisa fazer um breve estudo sobre o Comercio internacional, abordando os principais conceitos atinentes ao tema, com conceito, características, sua classificação, importância na regulação de economia mundial, Blocos Econômicos e sua influência no comercio internacional e a Arbitragem.


CONCEITO

Sempre quando se vai aborda determinado tema, faz-se importante expor o conceito para que, apartir deste ponto, possa-se ampliar o estudo sobre o tema. Desta forma, apresenta-se alguns conceitos aplicados a matéria Comércio Internacional:
a) Conceito de Comercio Internacional  “Conjunto de Operações realizadas entre países onde há intercâmbio de bens e serviços ou movimentação de capitais.”
Conforme se verifica acima, as questões internacionais, diga-se operações de permuta entre paísesproveniente de intercâmbio econômico de bens/serviços, político e cultural. As normas que regem o Comércio Internacional são aplicadas uniformemente aos países ativos no mercado internacional, visando a facilitação dos negócios que seriam as trocas comerciais entre países. Importante salientar que as regras que aplicáveis ao Comercio Internacional são criadas e regulamentadas por acordosinternacionais estabelecidos entre os países signatários, ou por organismos não governamentais e acreditados perante os países, por exemplo, OMC - Organização Mundial do Comércio ou da CCI - Câmara de Comércio Internacional.
Entendendo por esclarecido o conceito de Comércio Internacional, expõe-se o Conceito de Comércio Exterior para que não haja a confusão entre este e aquele.
Comércio exteriorcompreende as normas nacionais que tratam de transações de um pais com os demais. São regras criadas para disciplinar a entrada de mercadorias de países estrangeiros, assim como a saída de produtos do território nacional. As referidas regras surtem efeitos em várias áreas como tributárias, financeiras, administrativas, aduaneiras e comerciais. Pois todas elas servem como ferramenta para que se exerça oComércio Exterior.

CARACTERÍSTICAS

Existem algumas características que padronizam o Comércio Internacional, conforme listadas e comentadas abaixo:

1)Transformação setorial:

A mudança setorial no quadro do comércio internacional ao se notar que ocorreu um aumento da produção de bens de alta tecnologia (smartphones, tablets, note books, etc) e uma diminuição da produção de produtosprimários. Fazendo uma nalise desta conjuntura no enfoque brasileiro, pode-se concluir que esse senário não é muito favorável ao Brasil, porque os investimentos em tecnologia são muito baixos. Essa migração maciça para a compra de produtos de alta tecnologia por todos os países do mundo provocou uma mudança significativa para o Comércio Internacional.

2)Comércio deslocado para os países emdesenvolvimento:

Mesmo sendo diferente dos países desenvolvidos, o comércio internacional nos países em desenvolvimento tem aumentado significativamente, a exemplo da China. Este país vem demonstrando um grande poder de produção e exportação de seus produtos, mesmo que eles não sejam dotados de tanta tecnologia, agregando valores aos produtos exportado, mesmo que seja valores baixos. Pois seu ponto...
tracking img