Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia: Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribui-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Recursos produtivos: (Mão-de-obra, terra, matérias-primas...)
São limitados. Porém as necessidades humanas são ilimitadas.Escassez: Recursos limitados contrapondo-se as necessidades humanas ilimitadas.
Por conta da escassez a sociedade precisa escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva. QUESTÃO CENTRAL DA ECONOMIA: Como alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades da população?

PROBLEMAS ECONOMICOS FUNDAMENTAIS: O quê e quantoproduzir? Como produzir? Para quem produzir?
O quê e quanto produzir = Quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas.
Como produzir = Quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços. Os Produtores escolherão entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menos custo de produção.
Para quem produzir = Como seus membros participarãoda distribuição dos resultados de sua produção;

SISTEMAS ECONOMICOS
É a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade.
Elementos básicos de um sistema econômico:
- Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: Recursos humanos, o capital, a terra, reservas naturais, e a tecnologia.
- Complexo de unidades de produção: Constituído pelas empresas
-Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: Base da organização da sociedade.
Sistemas econômicos podem ser classificados em :
* Sistema capitalista: forças do mercado, propriedade privada dos fatores de produção
* Sistema socialista: Questões são resolvidas por um órgão de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção.

1 – Economiasde mercado: TUDO é determinado pelo mecanismo de preços que atua por meio da oferta e da demanda dos fatores de produção.
2- Economias centralizadas: TUDO é calculado nos computadores desse órgão e não pela oferta e demanda do mercado.

CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO.

Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade. Se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite àcapacidade produtiva de uma sociedade.
* Custo de oportunidade: É o sacrifício de se deixar de produzir uma parte de um produto para se produzir outro.
Porém, apesar de custos de oportunidades serem crescentes, é prejudicial para os fatores de produção, já que, os produtos se tornam cada vez menos aopts a nova finalidade, ou seja, são especializados em determinadas linhas de produção, e não sãocompletamente adaptáveis a outros usos.Por isso o formato da curva é côncavo.

* Deslocamento da curva: O deslocamento da CPP para a direita indica que o país está crescendo. Isso pode ocorrer tanto em função do aumento da quantidade física de fatores de produção, como em função do melhor aproveitamento dos recursos já existentes.
FUNCIONAMENTO DE UMA ECONOMIA DE MERCADO: Fluxos reais emonetários.
* Fluxo real da economia: Os agentes econômicos são as famílias (Unidades familiares) e as empresas (Unidades produtoras). As família são proprietárias dos fatores de produção e os fornecem às unidades de produção(empresas) no MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO. As empresas, pela combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às família no MERCADO DE BENS ESERVIÇOS.
No entanto, o fluxo real da economia só se torna possível com a presença da moeda, que é utilizada para remunerar os fatores de produção e para o pagamento dos bens e serviços.
* Fluxo circular da renda: União dos fluxos real e monetário.
Atuam conjuntamente as forças da oferta e da demanda, determinando o preço. Assim, no mercado de bens e serviços formam-se os preços dos bens e...
tracking img