Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES PARA REVISÃO

1)O que é inflação?
Resposta: É o aumento contínuo e generalizado dos níveis de preços em geral. Dela resulta uma contínua perda de poder de compra da moeda provocando sérios desajustes na economia. É um fenômeno tipicamente monetário
2)Defina o conceito de inflação de demanda.
Resposta: É o processo inflacionário provocado pelo aumento de demanda agregada, alem dacapacidade de expansão da economia, gerada pela expansão dos meios de pagamento. Ocorre quando a elevação dos meios de pagamento se expande para alem da capacidade de produção da economia o que impede que a demanda adicional gerada pelo aumento de liqüidez seja atendida pelo correspondente aumento da oferta.
3)Defina o conceito de inflação de custos
Resposta: É o processo inflacionário causado pelaelevação dos custos de produção, atribuída principalmente pela elevação geral dos salários.Essa no entanto, não é a única causa da inflação de custos. A principal característica é a contaminação ampla de grande parte do sistema, provocada pela elevação dos custos dos insumos.
4)O que é recessão?
Resposta: É o declínio ou a desaceleração da economia caracterizada pela redução da produção, oaumento do desemprego e a diminuição da rentabilidade do capital.
5)O que é estagflação?
Resposta: Estagflação é a estagnação da economia com inflação
6)Que distorções podem ser ocasionadas por altas taxas de inflação?
Resposta: As variações da taxa de câmbio são de vital importância para as transações internacionais. A desvalorização cambial estimula as exportações, o ingresso de capitais derisco e a entrada de turistas no país em virtude de maior poder de compra da moeda estrangeira. De outro lado, a valorização cambial estimula o fluxo inverso.
7)Defina o conceito de produto nacional.
Resposta: PNB(Produto Nacional Bruto):valor total, a preços correntes, do fluxo de bens e serviços disponíveis, durante um determinado período (geralmente um ano), para consumo ou para se adicionar àriqueza dos cidadãos e das empresas de um país, seja ele qual for.
8)Defina o conceito de renda nacional.
Resposta: É a soma de todas as rendas recebidas pelos proprietários dos fatores de produção utilizados durante o ano, ou seja, o custo dos fatores,salários e ordenados, Juros,alugueis,lucro mais as transferências do Governo para o setor privado Subsídios e pensões.
9)Por que asestimativas do produto nacional só consideram bens e serviços finais?
Resposta:. Pois o cálculo do PNB, procura medir qual a renda total (remuneração total dos fatores) que será recebida pelos residentes permanentes de uma nação. Portanto, o PNB exclui as rendas que são recebidas por estrangeiros, estando esses dentro ou fora do país, e inclui as rendas recebidas por cidadãos, mesmo que esses seencontrem fora do país.
PIB nominal do PIB real. O primeiro diz respeito ao valor do PIB calculado a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, já o segundo é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base onde é feito o cálculo do PIB eliminando assim o efeito da inflação. Para avaliações mais consistentes, o mais indicado é o uso de seu valorreal, que leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens, e não nas alterações de seus preços de mercado. Para isso, faz-se uso de um defletor (normalmente um índice de preços) que isola o crescimento real do produto daquele que se deu artificialmente devido ao aumento dos preços da economia.

10)Indique de acordo com a classificação usual,os instrumentos de políticaeconômica.
Resposta:
1) Instrumento de Política fiscal: São instrumentos relacionados com as despesas e receitas do setor público. As despesas podem ser agrupadas em três categorias: Despesas de consumo do governo, investimentos públicos, subsídios e transferências às famílias;
2)Instrumento de Política Monetária: Os instrumentos monetários referem-se fundamentalmente aos controles da oferta...
tracking img