Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] Lista de Exercícios de Economia 1-2012

01 – Analise as frases e assinale a alternativa correta.

I) A expressão economia política surge no século XVII com a publicação, no ano de 1615, do Traité de l´Économie Politique, do mercantilista francês Antoine de Montechrétien (1575-1621), contudo há autores que atribuem a Aristóteles (384-322, aC) como o primeiro analistaeconômico.
II) A palavra Economia deriva do grego oikonomia, que significa: oikos = casa e nomos = lei.
III) Na maior parte das obras dos escritores pós-renascentistas, a Economia seria definida como um ramo do conhecimento essencialmente voltado para a melhor administração do Estado, sob o objetivo central de promover o seu fortalecimento.
IV) As definições clássicas de economiafundamentavam-se, assim, no binômio produção-distribuição, por abranger os momentos essenciais da atividade econômica.
V) A perspectiva socialista centrava-se no trimônio produção-distribuição-consumo.


a) Todas as frases estão corretas.
b) Apenas uma frase está correta.
c) Duas frases estão incorretas.
d) Uma frase está incorreta.
e) Todas as frases estãoincorretas.

02 - Analise as frases e assinale a alternativa correta.

I) No século XVIII é que a Economia iria desenvolver-se e ingressar em sua fase científica. Duas importantes obras foram publicadas, em 1758 e 1776: Tableau Économique, de François, e An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations, de Adam Smith.
II) No século XIX, á concepção clássica da Economia somou-se àabordagem socialista, de inspiração marxista.
III) Na transição dos séculos XIX-XX, uma nova linha conceitual seria proposta por Alfred Marshall, responsável pela síntese neosocioclássica.
IV) Lionel Robbins, no ensaio An Essay of Nature and Significante of Economic Science, aparentemente menos influenciado por sistemas ideológicos, caracterizou os fatos econômicos da conduta humana.
V)David Ricardo posicionou-se entre as duas abordagens (clássica e socialista), antecipando ao socialismo marxista, chegando a destacar o binômio produção-distribuição como razão de ser do estudo sistemático do processo econômico.

a) Todas as frases estão corretas.
b) Apenas uma frase está correta.
c) Duas frases estão incorretas.
d) Uma frase está incorreta.e) Todas as frases estão incorretas.

03 - Analise as frases e assinale a alternativa correta.

I) À expressão ceteres paribus é a condição que significa, literalmente, mantidos inalterados todos os demais fatores ou, ainda permanecendo iguais todos os demais elementos.
II) O sofisma da composição trata-se da forma correta de raciocínio, bastante comum na economia, que pretendeimputar ao conjunto certos princípios ou leis que são válidos apenas para uma parte do todo.
III) O senso comum é o entendimento do homem sobre o mundo que o cerca, tanto no âmbito de suas relações com as forças da natureza, quanto no que se dia respeito às diferentes manifestações de sua interação social. (Economia Descritiva)
IV) Partindo de sistema de conhecimentos acríticos, o homem vai,progressivamente, à busca do conhecimento científico. (Teoria Econômica)
V) Integrando-se ao estado do conhecimento humano e reproduzindo seu posicionamento em relação ao mundo que o cerca, surgiu e se cristalizou um terceiro corpo de idéias e de entendimentos, que chamamos ideologia. (Política Econômica)

a) Todas as estão corretas.
b) Todas as frases estão incorretas.c) Três frases estão incorretas.
d) Duas Frases estão incorretas.
e) Uma frase está incorreta.

04 - Analise as frases e assinale a alternativa correta.

I) A Teoria Econômica pode ser desdobrada em dois ramos: o da Análise Microeconômica, que cuida, do estudo agregativo da atividade econômica e a Análise Macroeconômica, que cuida , individualmente, do comportamento dos...
tracking img