Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A TEORIA NEOCLÁSSICA


A teoria neoclássica: A economia neoclássica sistematizou a como determinantes conjuntos do preço e da quantidade transacionada em um equilíbrio de mercado, afetando tanto a alocação da produção quanto a distribuição de renda. Ela dispensou a teoria do valor-trabalho em favor da teoria do valor- no lado da demanda e uma teoria mais geral de custos no lado daoferta.
Na década de 1870 teve inicio o período neoclássico, justamente no momento em que ganhava corpo o processo de concentração de capital e de formação de grandes corporações, (Nesse período privilegiaram - se os aspectos microeconômicos da teoria; MICROECONOMICOS: É o ramo da teoria econômica que trata individualmente do comportamento dos consumidores e produtores com o objetivo decompreender o funcionamento geral do sistema econômico. Dentre osassuntos tratados pela microeconomia, têm-se: (i) a teoria do consumidor; (ii) teoria da firma; (iii) teoria da produção; (iv) teoria dos custos; e (v) teoria da repartição.Pois a crença na economia de mercado e em sua capacidade auto reguladora fez com que os teóricos econômicos : Willian jevons, Léon Walras, Eugene Bohm-Bawerk, JosephAlois schum-peter,Vilfredo Pareto, Arthur Pigou e Francis Edgeworth, eles não se preocupavam tanto com a política e planejamento macroeconômico.
MACROECONÔMIA: Estuda e analisa a determinação e o comportamento dos grandes agregados nacionais, como o produto interno bruto (PIB), investimento agregado, a poupança agregada, o nível geral de preços entre outros. Seu enfoque é basicamente de curtoprazo, e busca explicar como a economia opera sem a necessidade de compreender o comportamento de cada individuo ou empresa que dela participam. Preocupa-se com o comportamento da economia como um todo por meio de preços e quantidades absolutas. Faz parte dela os movimentos globais ou no emprego.






Os teóricos neoclássicos


[pic]


ADAM SMITH


Quemfoi 
Adam Smith foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII. Nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723, e faleceu em Edimburgo no dia 17 de julho de 1790.

Teoria
Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdadeeconômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.

As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia européia do século XVIII, poisatacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.
A teoria de Adam Smith foi de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.

A Riqueza das Nações 
Sua principal obra foi A Riqueza das Nações escrita em 1776. Nestaobra Adam Smith buscou diferenciar a economia política da ciência política, a ética e a jurisprudência. Fez também duras críticas a política mercantilista e sua intervenção irrestrita na economia. Porém, a teoria principal defendida por Adam Smith nesta obra é a de que o desenvolvimento e o bem estar de uma nação advêm do crescimento econômico e da divisão do trabalho. Esta última garante a reduçãodos custos de produção e a queda dos preços das mercadorias. Defende também a livre concorrência econômica e a acumulação de capital como fonte para o desenvolvimento econômico.
Obras principais:
- Teoria dos sentimentos morais (1759)
- A Riqueza das Nações (1776)

Frase de Adam Smith
- "A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes."...
tracking img