O professor diante da violencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 O bullying

O bullying é um problema mundial que vem se alastrando nos últimos anos e que só recentemente vem sendo estudado no Brasil. Define-se como um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem um motivo evidente, adotado por um ou mais alunos contra outros, causando sentimentos negativos como raiva, angustia, sofrimento e emalguns casos queda do rendimento escolar (FANTE,2005).
Segundo Fante (2005) o bullying escolar se resume em insultos, intimidações, apelidos constrangedores, gozações que magoam profundamente, acusações injustas, atuações em grupo que hostilizam e ridicularizam a vida de outros alunos, levando-os à exclusão, além de danos físicos, psíquicos, danos na aprendizagem. Muitos psicólogos o chamam deviolência moral, permitindo diferenciá-lo de brincadeiras entre iguais, propicio do desenvolvimento de cada um.
A esse respeito, Fante (2005) comenta:

O bullying é um conceito específico e muito bem definido, uma vez que não se deixa confundir com outras formas de violência. Isso se justifica pelo fato de apresentar características próprias, dentre elas, talvez a mais grave, seja a propriedadede causar traumas ao psiquismo de suas vítimas e envolvidos. (FANTE, 2005, p.26)
Portanto, o conceito de bullying deve ser compreendido como um comportamento ligado a agressividade física, verbal ou psicológica, exercida de maneira continua dentro do ambiente escolar.

Deve-se observar também, que a personalidade da criança se desenvolve até os seis anos de idade, por isso, toda experiência esua qualidade de vida nessa fase é de fundamental importância. Por isso:

“defende Papalia (1981), na medida em que para ela, o comportamento agressivo das crianças é incentivado pelo grito dos pais, a humilhação e a provocação que esta criança pode receber. Observamos claramente, que segundo Papalia, estas crianças reagirão mais agressivamente ás pessoas e situações de seu cotidiano setiverem estímulos este comportamento. (APUD, FERREIRA; TAVARES, p.197,209”

Segundo Guimarães( 2009) tem-se por princípios norteadores do caráter e formação do ser humano àqueles conhecidos e esculpidos em sua personalidade desde tenra idade. Para isto, família e escola são pilares fundamentais de sustentação de valores aptos a basear conceitos morais e sociais que seguirão por toda uma vida.
Aautora salienta que para que se preserve a harmonia de uma vida em sociedade, é importante uma noção clara de princípios morais e sociais basilares. Em linhas gerais, a educação de uma criança, sobretudo à noção de respeito ao próximo, é tarefa dos pais. Contudo, no papel de fortalecer conceitos de civilidade e convivência social, estão secundariamente, as cadeiras escolares.
O bullying é umproblema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo especifico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada. As escolas que não admitem a ocorrência do fenômeno entre seus alunos, ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo.
Pode-se afirmar que esse fenômeno está a cada dia mais presente em nosso contexto educacional que “simples”atitudes como comentários maldosos, apelidos ou gracinhas que caracterizam alguém, e outras formas que causam dor e angustia, e executados dentro de uma relação desigual de poder. Este fenômeno é tão forte, pois se não levar em conta os procedimentos a pessoa ela poderá sofrer um dano cerebral muito forte envolvendo o seu caráter e o seu psíquico podendo prejudicar pelo resto de sua vida.

1.2 Asvítimas do bullying

Normalmente, os alunos que são visados para serem as vítimas são aqueles que possuem alguma diferença em relação ao grupo, como obesidade, deficiência física , inteligência acima da media ou dificuldades de aprendizagem. Segundo Neto (2004), a escola é de grande significância para as crianças e as que não gostam dela tem a maior probabilidade de apresentar desempenho...
tracking img