Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Dirigido – Economia – Oferta e Demanda-Administração

1- O que uma escala e uma curva de demanda individual mostram? Por que a curva de demanda tem inclinação negativa? Como procedermospara obtermos a escala e a curva de demanda de mercado?
O que uma escala e uma curva de oferta individual mostram? Por que a curva de oferta tem inclinação positiva? Como procedermos para obtermos aescala e a curva de oferta de mercado?

2- Como é determinado o equilíbrio de mercado de um bem em um mercado competitivo? O que é preço de equilíbrio? O que é quantidade de equilíbrio?

3- Oque estará ocorrendo em um mercado de um determinado bem caso o preço desse bem esteja acima do preço de equilíbrio? O que acontecerá com o preço desse bem? O que acontecerá com a quantidadedemandada e com a quantidade ofertada desse bem?
O que estará ocorrendo em um mercado de um determinado bem caso o preço desse bem esteja abaixo do preço de equilíbrio? O que acontecerá com o preço dessebem? O que acontecerá com a quantidade demandada e com a quantidade ofertada desse bem?

4- Admitidas as seguintes equações:
QDx = 30 – 4P
QOx = 6 + 2P

a- Determinar o preço e aquantidade de equilíbrio.
b- Fazer o gráfico que representa o equilíbrio.
c- Se o preço for R$ 3,00, estará ocorrendo um excesso de demanda ou um excesso de oferta no mercado? De quanto seriaesse excesso?
d- Representar graficamente o que estaria ocorrendo no mercado se o preço fosse de R$ 3,00.

5- Sabe-se que o bem X é complementar do bem Y e que o mercado de X encontra-se emequilíbrio. O que acontecerá no mercado de X, se ocorrer uma redução no preço de Y, com tudo o mais permanecendo constante.

6- Sobre a elasticidade-preço da demanda:
a- Quais os fatores queinfluenciam a elasticidade-preço da demanda?
b- Por que a elasticidade-preço da demanda por sal é próxima de zero?
c- Explique por que, quando a demanda é inelástica, os aumentos de preço...
tracking img