Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem como objetivo apresentar as vantagens, as justificativas, a análise econômica, a visão política e a visão ambiental da troca do combustível fóssil e não renovável pelo etanol, que é um combustível de origem vegetal e renovável (além de não ferir gravemente o meio ambiente).
Para apresentar todas as vantagens foram feitas pesquisas em áreasdistintas para, só depois de analisar tudo, vermos as vantagens de se substituir os combustíveis. Na presente pesquisas veremos como a economia analisa esta substituição e porque a substituição do combustível é a melhor opção. Veremos também o dimensionamento dos custos, veremos se realmente compensa a substituição e as vantagens que o etanol pode apresentar com tudo isso. O trabalho apresentará,também, os fatores que influenciam a dinâmica econômica e as políticas monetária e fiscal, tudo isso para que tenhamos uma visão geral e a certeza da substituição do combustível como melhor opção existente. Por fim, teremos também o que se conclui de tudo isso e qual a visão depois de ter todas as análises feitas e ter a visão geral da substituição, apresentando as vantagens e as justificativas destasvantagens.


ANÁLISE ECONÔMICA


Em nosso cotidiano há uma grande discussão sobre combustíveis, seja pela mídia ou pela população, a respeito de qual a melhor medida para se adotar.
Atualmente é considerada, como um dos fatores prioritários, a questão ambiental. O que é procurado é um combustível renovável, que não cause grandes danos ao meio ambiente.
Ocombustível com maior demanda atualmente é o etanol, e segundo informações da presidente da Petrobrás, Graça Foster, esta demanda está aumentando, o que levará a uma maior produção do mesmo até o ano de 2016. Serão investidos mais de U$S 220 bilhões nos próximos cinco anos. (MS NOTICIAS, 2012)
Somente em agosto, as vendas totalizaram 2,08 bilhões de litros, contra 2,04 bilhões de litros do mesmo mêsdo ciclo 2011/12. (GOMES, 2012)
Este trabalho traz uma breve relação de veículos bi e monocombutíveis, considerando o período de 2009 a 2011. Em período recente, a busca por combustíveis alternativos menos poluentes e renováveis, como é o caso do etanol, vem assumindo importância crescente a nível mundial, pelas suas vantagens ambientais, sociais e econômicas, sendo que os países maisdesenvolvidos já demonstram interesse pela tecnologia desenvolvida no Brasil com o álcool combustível. Em termos globais, a produção do etanol combustível responde por cerca de dois terços do volume total de álcool etílico obtido. A produção mundial de etanol (englobando todas as categorias, tais como combustível, industrial e “potável”) é da ordem de 35 bilhões de litros, segundo a UNICA (2005), dosquais o Brasil é responsável por 40% do volume total produzido. Desta quantidade produzida, entretanto, apenas 4 bilhões de litros são comercializados anualmente no mercado internacional, sendo mais de 2 bilhões de litros de responsabilidade do Brasil no ano de 2004. Nesse mesmo ano, do total comercializado de etanol no mercado mundial, mais de 700 milhões de litros destinaram-se a seu uso comocombustível.
As vantagens da produção do álcool pelo setor sucroalcooleiro compreendem não apenas a sua participação relativa no produto agroindustrial nacional, como também a sua contribuição para a redução do déficit da balança comercial (em que as importações do petróleo pesam consideravelmente), além da geração de cerca de um milhão de empregos diretos e indiretos, sendo 80% destes na árearural, e a possibilidade de propiciar usos alternativos de derivados e subprodutos, como a obtenção de energia elétrica a partir do bagaço da cana (Ometto, 1998). A despeito das vantagens do combustível renovável, existem dois períodos bastante distintos ao longo das últimas décadas no que se refere ao consumo de álcool e à venda de veículos movidos com esse combustível. Fazendo uso da...
tracking img