Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA

O que é Economia?

Economia é o estudo de como a sociedade administra os seus escassos recursos.
A Economia é uma ciência que surge a partir de uma questão aparentemente muito simples: a alocação de recursos escassos.
Por recursos, entende-se não apenas dinheiro e recursos financeiros, mas também disponibilidade de matéria-prima,trabalhadores, terrenos etc. E, como bem se sabe, os recursos são limitados.
Ainda que você seja a pessoa mais rica do mundo, sua conta bancária tem um valor que indica a quantidade máxima de recursos que você pode comprar (mesmo que ela seja, nesse caso, enorme).
Como é possível, portanto, viver em um mundo com recursos escassos?
Escassez não diz respeito apenas à potencial falta de algo, massimplesmente à sua limitação, ou seja, ao fato de que esse “algo” não pode ser utilizado irrestritamente, é finito.
■ Tudo aquilo que permite satisfazer às necessidades humanas. Quando é tangível chama-se de bem, e serviço quando é intangível

É verdade que existem alguns bens, indispensáveis a todos nós, e dos quais se pode dispor à vontade, sem que se chegue a uma situação de escassez: oschamados “bens livres”.
■ Bens Livres: Existem em quantidade ilimitada (pelo menos por enquanto) e podem ser obtido com pouco ou nenhum esforço. Exemplo: o ar, a luz do sol, o mar, etc...
Para os povos primitivos, os bens livres eram muito mais numerosos: nossos índios, antes de Cabral, tinham ampla provisão natural de água ou de produtos de coleta ou de caça, sem temor de exaustão. Com ocrescimento da população, os bens livres vão rareando; hoje em dia, mesmo o ar puro vai se tornando cada vez mais escasso.
Os bens não-livres, caracterizados pela escassez, são chamados de “bens econômicos”; em geral são objeto de troca, e têm um preço no mercado.
São bens relativamente escassos e necessita esforço para adquirí-los
■ Bens materiais
■ Alimentos,roupas, aço, petróleo, carros, etc ...
■ Bens imateriais (serviços)
■ Consulta médica, viagem de avião
Bens Materiais
■ Bens de Consumo
■ São aqueles utilizados diretamente para a satisfação das necessidades humanas.
■ Bem Não-Durável
■ Desaparece após utilização. Exemplo: alimentos, cigarro,
■ Bem Durável■ Podem ser usados por muito tempo. Exemplo: móveis, eletrodomésticos, videogame, etc.

A palavra “economia” tem sua origem nas palavras gregas “oikos” (fortuna, riqueza, propriedade) e “nomos” (regra, lei, administração), ou seja, envolve a administração, ou forma de exercício, de atividades relacionadas à riqueza, ou seja, à produção e distribuição de bens e serviçosnecessários aos diversos aspectos da vida humana em sociedade.
Na linguagem moderna, a palavra tem duas acepções distintas, que em português representamos por Economia, com “E” maiúsculo, e economia, com “e” minúsculo. (Em línguas como o inglês, há uma palavra diferente para cada uma delas: economics, para Economia, e economy, para economia).
Com letra minúscula, economia (“uso eficiente de recursosmateriais”, como no dicionário) é justamente o objeto de estudos da Economia com “E” maiúsculo; esta é a ciência, o campo de estudos que se preocupa com o funcionamento da “economia”. Costuma-se definir a Economia, em princípio, como a ciência que estuda a alocação de recursos escassos. Ou seja, que estuda como as sociedades dispõem dos recursos existentes, que são, evidentemente, limitados, paratornar disponíveis os bens e serviços necessários à satisfação das necessidades e desejos das pessoas. Se há escassez, se os recursos são finitos — enquanto as necessidades e desejos são ilimitados —, então é preciso escolher.
Isso fica claro no nível individual: se você tem um salário e vai ao supermercado para gastá-lo, você tem que decidir o que comprar, pois não pode levar tudo o que...
tracking img