Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – NOÇÕES GERAIS DE ECONOMIA
A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Se não houvesse escassez não haveria necessidade de se Estudar.
A escassez ocorre porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de bens, como alimentação, vestuário e moradia, e serviços, como de saúde, de educação e transporte são ilimitadas, aopasso que ao recursos produtivos (matérias primas, terra, mão de obra máquinas e equipamentos) disponíveis e que são alocados na produção são insuficientes para se produzir o volume de bens e serviços necessários para satisfazer as necessidades de todas as pessoas.
Portanto, a escassez atinge qualquer tipo de sociedade, rica ou pobre em diferentes intensidades.
Em razão da escassez são necessáriasescolhas, visto que não é possível produzir tudo aquilo que as pessoas desejam. Então devem ser elaborados mecanismos que auxiliem as sociedades a decidir quais bens serão produzidos e quais necessidades serão atendidas.
Neste sentido a escassez é a preocupação básica da Ciência Econômica.
1.1Conceitos de Economia
Economia: do grego oikos (casa) nomos (norma, lei),portanto oikonomiasignifica a “administração de uma unidade habitacional (casa) ou ainda “administração da coisa pública” ou de um Estado.
Em outros termos podemos definir economia como:
“ A ciência que estuda a maneira pela qual as coletividades organizam seus recursos para transformá-los em bens e serviços e satisfazer suas necessidades”
Ou ainda:
A economia é o estudo de como as pessoas ganham a ida, adquiremalimentos, casa, roupas e outros bens, seja, eles necessários ou de luxos. “Estuda, sobretudo, os problemas enfrentados por estas pessoas e as maneiras pelas quais estes problemas podem ser contornados.”
Wonnacotti
“A economia é o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados e para os distribuirpara consumo, agora ou no futuro, entre várias pessoas e grupos da sociedade.”
Paul Samuelson


2. RECURSOS, FATORES OU MEIOS DE PRODUÇÃO.
Quanto à classificação os recursos podem ser agrupados em:
A) RECURSOS NATURAIS à São os bens econômicos utilizados na produção e que são obtidos diretamente da natureza, como os solos (urbanos e agrícolas), os minerais, as águas, (dos rios, doslagos, dos mares, dos oceanos e do subsolo), a fauna, a flora, o sol e o vento (como fontes de energia) entre outros. São recursos presentes na natureza e denominados como “TERRA” pelos economistas.
B) RECURSOS HUMANOS à Incluem atividade humana (esforço físico e/ou mental) utilizada na produção de bens e serviços, como: os serviços técnicos de um advogado, do médico, do economista, doengenheiro, ou a mão-de-obra do eletricista, do encanador, etc. São recursos dados em função do conhecimento e das habilidades que as pessoas obtém por meio da educação e da experiência em atividades produtivas, denominados pelos economistas como “TRABALHO”.
C) CAPITAL ou BENS DE CAPITAL à Abrange todos os bens materiais produzidos pelo homem e que são utilizados na produção. O fator capital inclui oconjunto de riquezas acumuladas por uma sociedade, e é com essas riquezas que um país desenvolve suas atividades de produção. Cabe ressaltar que, para haver capital, é fundamental a participação do ser humano, ou seja, que não existe capital sem trabalho.
Além disso, é normal associarmos os bens de capital com dinheiro, ativos financeiros (ações, títulos, etc.), porém tais instrumentos sãoconsiderados como capital financeiro e não constituem riqueza, e sim direitos a ela. Não haverá aumento de riqueza na sociedade se esses direitos de papel aumentarem sem que ocorra aumento correspondente de edifícios, equipamentos, estoques etc.
Entre os principais grupos de riquezas acumuladas por uma sociedade estão os seguintes:
Infra-estrutura (transportes, telecomunicações, energia)...
tracking img