Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAP 15
1 – Diferencie crescimento econômico do desenvolvimento econômico.
R: Crescimento econômico – É o crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo.
Desenvolvimento econômico – É um conceito mais qualitativo, incluindo alterações dos recursos pelos diferentes setores da economia, para medir e melhorar os indicadores de bem-estar econômico.

2 – De acordo com Rostow quais sãoos estágios de desenvolvimento de uma economia?
E: Sociedade Tradicional – Com pouco tecnologia e baixa renda per capita.
Pré requisitos para a arrancada – São criadas a partir de mudanças econômicas e não econômicas. Ocorre um aumento da taxa de acumulação de capital em ralação a tava de crescimento demográfico. Ocorre uma melhoria na mão de obra, um aumento há produtividade agrícola. Duranteesse período há grandes investimentos de infra-estrutura básica.
Arrancada (Take-oof) – O crescimento contínuo de institucionaliza na sociedade. – A taxa de investimento liquida se eleva de 5% para mais de 10% da renda nacional. – Surgem novos segmentos de consumo duráveis. – Uma estrutura política social e institucional favorável ao crescimento econômico.
Crescimento auto-sustentável – A modernatecnologia se estende aos setores líderes, que impulsionaram a arrancada. Tendo habilidade tecnológica e empresarial para produzir qualquer coisa.
Idade do consumo de massa – Os setores líderes se voltam para a produção de bens de consumo duráveis de alta tecnologia e serviços. O principal objetivo de consumo dos trabalhadores são os automóveis e computadores. A economia expressa um desejo dedestinar recursos de bem-estar e seguridade social.

3 – Quais as fontes de crescimento econômico?
R:
- Aumento na força de trabalho.
- Aumento do estoque de capital.
- Melhoria na qualidade de mão-de-obra
- Melhoria tecnológica
- Eficiência organizacional
- Capital Humano – Ele é o valor do ganho de renda potencial dos indivíduos, que inclui habilidade, talento e educação adquiridos pelapessoa, por meio de uma educação formal e do treinamento informal, e pela experiência.
- Capital Físico – Tem uma presença notável de maquinário e de equipamentos sofisticados e abundantes em países ricos e escassez em países pobres.



4 – Dada a relação produto-capital da economia, mostre qual seria o efeito de um aumento da taxa de poupança (ou propensão a poupar) sobre a taxa decrescimento do produto real.
R: O produto-capital refere-se ao impacto do aumento do estoque de capital sobre a produção agregada de pleno emprego. Portanto se ocorre um aumento na propensão a poupar o produto real tende a cair. Ou seja, mais poupança menos propensão ao consumo.

5 – Conceitue globalização produtiva e globalização financeira.
R: Globalização Produtiva – É a produção e distribuição debens e sérvios dentro de redes em escala mundial. Redução de barreiras no comércio internacional, crescimento notável das tecnologias da informação e a difusão de novas tecnologias.
Globalização Financeira – É um processo do fluxo financeiro internacional baseado no mercado internacional de capitais. Caracteriza-se por inovações financeiras e desenvolvimento do mercado de derivativos esecuritização de títulos.

CAP 14
1 – Descreva as funções alocativa, distributiva e estabilizadora do setor público.
R: Alocativa – Está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo mercado. Eles são denominados bens públicos e tem impossibilidade de excluir indivíduos de seu consumo.
Distributiva – A renda das famílias consistem na soma das rendas do trabalho e dapropriedade, sendo que a maior parte de renda vem do trabalho, dependendo da produtividade da mão de obra e da utilização dos fatores de produção de mercado.
Estabilizadora – Está relacionada com a intervenção do estado na economia, para alterar o comportamento dos níveis de preços e emprego. Essa intervenção é feita através de instrumentos de política fiscal, monetária, cambial, comercial e de...
tracking img