Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é crescimento econômico e como a taxa de crescimento econômico é medida?
O crescimento económico pode ser definido como sendo o aumento sustentado de uma unidade económica durante umou vários períodos longos.
A sua avaliação faz através da análise de certos índices:
Produto Interno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB).
O termo crescimento distingue-se de desenvolvimentopor significar um aumento um aumento quantitativo da produção, cujas consequências serão o enriquecimento da nação e a elevação do nível de vida, mas sem a preocupação da melhoria das condições de vida da sociedade.
O crescimento econômico, nos dias atuais, é avaliado pela sua capacidade qualitativa de gerar riquezas e não mais quantitativa, como se pensava no início do século XX. Todo crescimentoeconômico específico de um país apresenta origens históricas enraizadas.
O crescimento não deve ser compreendido somente no foco do aumento do produto per capita, mas num conjunto de processos dinâmicos nas atividades produtivas. Toda atividade produtiva tem em si fases de planejamento e ações com início, meio e fim suscetíveis a mudanças tecnológicas e econômicas.
Empresas, instituições egrupos de trabalho compõem um mercado que induz e necessitam de constante renovação tecnológica, novas formas de gestão e coordenação administrativa que influenciam na expansão do crescimento.
O crescimento de um país está ligado à inovações tecnológicas, à investimentos em educação que assegure a distribuição de renda.




2. Quais são os principais custos do desemprego e o que o toma umproblema sério?

O desemprego é uma das mais trágicas formas de desperdício. Quando uma sociedade não oferece a todo cidadão que pode e quer trabalhar a oportunidade de ganhar honestamente a vida e escolher como sustentar a família, ela revela uma grave doença que não é apenas econômica, mas, principalmente, moral. A sociedade tem, portanto, a obrigação de prover-lhe um mínimo de subsistência e daraos seus filhos a oportunidade de não reproduzirem a situação atual. É isso que tentam fazer as políticas sociais
O drama do nosso desemprego é que ele se concentra no coração da nossa estrutura demográfica (de 18 a 24 anos) e atinge fortemente também os mais educados (mais de 11 anos de educação). A boa notícia do quadro é que o rendimento real médio do trabalhador empregado aumentou 5% noperíodo e a massa salarial um pouco mais, o que estimula o crescimento.


3. Sintetize os objetivos de Política Econômica.

O objetivo principal da política econômica é "atuar e influir sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens".

No entanto, sua aplicação e êxito depende da visão que o governante possui do papel do Estado. Assim, de acordo com a visão governamental,podemos classificá-la em 3 tipos:

- estruturais: voltada a modificar a estrutura econômica do país, regulando o funcionamento do mercado ou criando empresas públicas;

- de estabilização conjuntural: visa a superação de desequilíbrios ocasionais, ou seja, pode ser uma ação contra uma depressão econômica e/ou um combate à inflação e/ou contra a escasses de determinados produtos;

- de expansão:tem por objetivo a manutenção ou aceleração do desenvolvimento econômico e pode se dadar por meio de reformulações estruturais, medidas de combate à inflação, proteção alfadegária e política cambial mais rigorosa contra concorrência estrangeira.


4. Resuma os instrumentos de política econômica.

Instrumentos de política econômica:

1) Política Fiscal: Gastos Públicos e Impostos. Sãoaqueles instrumentos que afetam o lado "real" da economia;

2) Política Monetária: Instrumentos ligados a quantidade de moeda e títulos públicos. Entre tantos tipos de mecanismos, os principais instrumentos da política monetária seriam: emissões, reservas compuls'orias, open market, redesconto, regulação sobre crédito e taxas de juros;

3) Política Cambial e comercial: Políticas que atuam sobre...
tracking img