As teorias que fundamentam a partica educativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS TEORIAS QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA
DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Shauana dos santos Tavares.
Monitora.Ione.
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI.
Pedagogia/Ped.-4281- Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa.
11/08/2009.


RESUMO
Este trabalho tem como objetivo compreender e conhecer as principais teorias quefundamentam a pratica da educação infantil. Diz respeito às concepções teóricas da pedagogia de Freinet, a de Waldorf. Esclarecem de maneira breve as concepções teóricas da escola Construcionista, da escola Montessoriana e da escola Construtivista.

Palavras-chave: Educação Infantil, Prática, Teoria.

1.INTRODUÇÃO

Neste trabalho busca falar sobre as principais concepções teóricasda educação infantil. São elas a Pedagogia Waldorf esta teoria tenta levar o aluno a querer, pensar, sentir; a Pedagogia Freinet que fala sobre os elementos da natureza como métodos de ensino.

Este estudo também aborda a concepção da escola construtivista que propaga que o conhecimento é construído pelo o aluno e não abastecido pelo professor, a escola Montessoriana, que se baseia emconhecimentos científicos sobre o desenvolvimento infantil, tentando desenvolver a moral, a ordem, etc. Por fim a escola Construtivista, que diz que o conhecimento não representa um fazer que venha de fora, mas o aprendizado vem das experiências vividas e interagidas com o meio.

2. A PEDAGOGIA FREINET

Célèstin Freinet nascido em Gars (1896-1966), França, participou da primeiraguerra mundial, servindo a mesma, com ferimento nos pulmões limitou suas possibilidades físicas, mas
2
isto não o impediu de idealizar em 1920, a idéia de uma escola moderna, fundamentada em filosofia de vida libertadora e revolucionária. Em breveespaço de tempo, com a ajuda da esposa Elise e de um grupo de companheiros, suas idéias ganharam o mundo.
“O educador francês desenvolveu atividades hoje comuns, como as aulas-passeio e o jornal de classe, e criou um projeto de escola popular, moderna e democrática”. (Ferrari, 2008)

Freinet era contra as práticas de ensino tradicional, ele tentava envolve o aluno com o meio ambienteensinando de maneira interdisciplinar, através da natureza, a terra a água, as plantas, os animais.
a pedagogia de Freinet se baseia em quatro eixos:
* A cooperação: como forma da construção social do conhecimento;
* A comunicação: como forma de interagir com o conhecimento;
* A documentação: registro do que se constrói diariamente;
* A afetividade: elo entre as pessoas eo objeto do conhecimento;

Importa mencionar que a participação família e foco principal neste modelo de escola, a interação é necessária , pois para ele educar é construir junto.

3. A PEDAGOGIA WALDORF

Esta escola teve início em 1919, através do dono da fabrica de cigarros de Rudolf Steiner, que resolveu criar a escola para os filhos de seus funcionários.A base da Pedagogia Waldorf é conceber ao homem a harmonia físico-anímico-espiritual na prática educativa, partindo da visão antropológica, fazendo com que esta educação responda às necessidades atuais e futuras do homem.
O ser humano deve buscar a resposta que seu interior é capaz de realizar, pois todos nascemos com predisposições e capacidades que ao longo do tempo sedesenvolverão.
 Seus princípios são pautados na Trimembração do Organismo Social, que partiu da revalorização dos impulsos da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, onde se tem liberdade (no pensar) com responsabilidade, igualdade (jurídico-legal) de deveres e direitos e fraternidade como respeito mútuo regendo as instituições com base na Pedagogia Waldorf. (Emanuel,2009)
    ...
tracking img