Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ECONOMIA BRASILEIRA DE 1964-1984
DO II PND AO PAEG
O período que se iniciou em 31 de março de 1964 e se estendeu até 1984 caracterizou-se pelo autoritarismo no campo politico e por oscilações na economia, aonde vai deste o milagre econômico a crise dos anos 80.Pode-se dividir este período em quatro fases:

* 1964/67: Predominação da estagnação decorrente da política de estabilizaçãocom profundas mudanças institucionais, interação dos agentes privados com o estado e inserção da economia brasileira da economia mundial ao novo estágio econômico e ao modelo de desenvolvimento pretendido.

* 1968/73: O "milagre econômico" apresenta elevadas taxas de crescimento com relativo controle inflacionário.

* 1974/79: Neste período foi marcado por desequilíbrios internos eexternos, onde a economia apresentou uma tendência a retração do crescimento; implantação do II PND-Plano Nacional de desenvolvimento.

* 1980/84: o impacto do segundo choque do petróleo e principalmente pelo choque de juros internacionais; ajustamento externo para pagamento da divida internacional, tendo como consequência recessão interna, elevação nas taxas inflacionárias e falência do Estado.* DO GOLPE MILITAR À ABERTURA POLÍTICA: PRINCIPAIS FATOS POLÍTICOS DOS GOVERNOS MILITARES.
O governo militar administrou o país por meio de atos institucionais e decretos com centralização do comando no poder executivo.Destaca-se alguns fatos do governo dos militares:
* Governo Castelo Branco (1964-1967):
 O Supremo Comando Revolucionário, que assumiu o poder em 1964, decretou atravésdo ato Institucional nº 1 a escolha de um novo presidente para o Congresso Nacional, e o escolhido foi o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco,chefe do Estado- Maior do exercito,teve seu mandato prorrogado até 15 de março de 1967.Suas medidas econômicas tinham por objetivo combater a inflação e favorecer a retomada dos investimentos. Assim, o Governo:

- revogou a Lei de Remessa deLucros proposta por João Goulart, beneficiando o capital estrangeiro investido no Brasil (novos empréstimos foram negociados com o FMI);
 -estabeleceu o controle sobre os salários;
- instituiu a correção monetária, destinada a atualizar o poder aquisitivo da moeda;
- criou o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
 - fundou o Banco Nacional de Habitação (BNH) que, obtendo os recursos doFGTS, deveria financiar a construção de casas populares;
    - criou o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária e o Estatuto da Terra.
Essas medidas criaram condições para ocorrer ocrescimento econômico posteriormente.

* Governo Costa e Silva (1967-1969):

Em 1967, assume a presidência o general Arthur da Costa e Silva, após ser eleito indiretamente pelo Congresso Nacional. No dia 13 dedezembro de 1968, o governo decreta o Ato Institucional Número 5 ( AI-5 ). Este foi o mais duro do governo militar, pois aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.
No campo econômico, buscou aplicar uma política de desenvolvimento capaz de aproximar os setores médios ao novo regime. Por isso, Costa e Silva convocou ostecnocratas para assumir dois importantes postos ministeriais: Delfim Neto para o Ministério da Fazenda e Hélio Beltrão no Ministério do Planejamento. Com o apoio dessas duas figuras, o governo desenvolveu o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG).

* Governo Medici (1969-1974):
Em 1969, a Junta Militar escolhe o novo presidente: o general Emílio Garrastazu Medici. Seu governo é consideradoo mais duro e repressivo do período, conhecido como " anos de chumbo ".Uma severa politica de repressão e censura é executada, jornais, resvista, musicas, e outras formas artísticas são censuradas, além de professores, artistas, políticos entre outros são torturados e exilados.
A economia brasileira em seu governo teve um grande crescimento como: o "milagre econômico", marcado pelo aumento das...
tracking img