Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-O átrio direito forma a borda direita do coração e recebe sangue rico em dióxido de carbono (venoso) de três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário.
A parede posterior doátrio direito é lisa, a parede anterior é rugosa.
Na parede medial do átrio direito, encontramos uma depressão que é a fossa oval.
O átrio direito apresenta uma expansão piramidal denominada aurículadireita, que serve para amortecer o impulso do sangue ao penetrar no átrio.
O átrio esquerdo é uma cavidade de parede fina, com paredes posteriores e anteriores lisas, que recebe o sangue jáoxigenado; por meio de quatro veias pulmonares. O sangue passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo, através da valva bicúspide (mitral), que tem apenas duas cúspide
O ventrículo direito forma amaior parte da superfície anterior do coração. O seu interior apresenta uma série de feixes elevados de fibras musculares cardíacas chamadas trabéculas carnosas. No óstioatrioventricular direito existe um aparelho denominado valva tricúspide que serve para impedir que o sangue retorne do ventrículo para o átrio direito.
O sangue passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdoatravés do óstio atrioventricular esquerdo onde localiza-se a valva bicúspide (mitral). Do ventrículo esquerdo o sangue sai para a maior artéria do corpo, a aorta ascendente, passando pela valvaaórtica.
O ventrículo esquerdo recebe sangue oxigenado do átrio esquerdo. A principal função do ventrículo esquerdo é bombear sangue para a circulação sistêmica (corpo). A parede ventricular esquerda émais espessa que a do ventrículo direito. Essa diferença se deve à maior força necessária para bombear sangue para a circulação sistêmica.

http://www.auladeanatomia.com/cardiovascular/coracao.htm2-no coração cada célula está unida a outra por junções GAP chamadas também de junções comunicantes, onde as células que tem um ritmo mais acelerado conduzem todas as outras, distribuindo o...
tracking img