Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia
O problema da escassez
A escassez existe porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumos dos mais diversos tipos de bens (alimentos, roupas, casas e etc.) eserviços (transporte, assistência medica e etc.) São ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos (maquinas, fabricas, terras agricultáveis, matérias prima etc.)
A escassez continua sendo um problema umavez que as aspirações das pessoas por bens e serviços em geral superam a quantidade de bens e serviços produzidos pela sociedade.
Sistema econômico
Sistema econômico é a forma como a sociedade estaorganizada para desenvolver as atividades econômicas de produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços.
Porque a economia e considerada uma ciência social?
A economia é consideradauma ciência social porque a ciências sociais estudam a organização e funcionamento da sociedade. A economia ocupa-se do comportamento humano, e estuda como as pessoas e as organizações na sociedadese empenham na produção, troca e consumo de bens e serviços.
Raciocinando com teorias e modelos
Teorias e modelos
Em economia, construir teorias significa extrair conhecimento sobre o funcionamentodo sistema econômico.
Uma teoria pode ser apresentada sob a forma de um modelo. Um modelo é a representação simplificada da realidade ou das principais características de uma teoria.
Um modelo émais fácil de manipular do que a realidade representada por ele, denotam aproximadamente, e não exatamente os fatos observados.
Método Indutivo
É um método de raciocinar que parte de fatos particularespara se chegar a conclusões gerais.
Método Dedutivo
É um método de raciocinar que parte de premissas gerais para conclusões especificas.
A Distinção entre argumentos Positivos e Normativos
OsArgumentos positivos procuram entender e explicar os fenômenos econômicos como eles realmente são; assim, qualquer rejeição a esses argumentos pode ser confrontada com a realidade.
Os argumentos...
tracking img