Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia de mercado

Existe economia de livre mercado, economia de mercado ou sistema de livre iniciativa quando os agentes econômicos agem de forma livre, com pouca ou nenhuma intervenção dos governos. É, portanto, um mercado idealizado, onde todas as ações econômicas e individuais respeitam a transferência de dinheiro, bens e serviços voluntariamente. Contudo, o cumprimento de contratosvoluntários é obrigatório. A propriedade privada é protegida pela lei e ninguém pode ser forçado a trabalhar para terceiros.
O mercado livre é defendido pelos proponentes do liberalismo econômico ou, mais recentemente, do neoliberalismo.
Diferentemente do que ocorre na Economia planificada ou Economia de estado, onde a produção econômica é dirigida pelo Estado, naEconomia de mercado a maior parte daprodução econômica é gerada pela iniciativa privada. Indústria, comércio e prestação de serviçossão controlados por cidadãos particulares, ou seja, são empresas do setor privado que detêm a maior parcela dos meios de produção.
O Estado tem o papel de regulamentação e fiscalização da economia, além de atender setores prioritários como: energia, segurança,educação e saúde, entre outros.
Pode-se,então, afirmar que nos países denominados de capitalistas domina uma economia de mercado e no seu oposto temos os países socialistas onde predomina uma economia primariamente estatal. Entre estes dois domínios opostos, encontram-se ainda os denominados sistemas econômicos mistos. Sua finalidade centra-se na harmonização em diversos âmbitos do domínio do setor privado (livre iniciativa) e do setorpúblico (empresas estatais).
Sistema económico caracterizado pela existência de iniciativaprivada, isto é, no qual entidades de carácter privado sãodetentoras da propriedade dos meios de produção. É evidente quetal não impede a sua coexistência com empresas de carácter estatal (veja-se, por exemplo, o caso português). No entanto, é apropriedade privada que predomina.Refirase ainda que este não é o único ponto de contacto possívelentre os sistemas de direção central e de economia de mercado.Mais concretamente, é possível (e frequente) que uma economia demercado possua um dos traços caracterizadores da direção central,o plano económico. Existe, contudo, uma diferença significativa: noprimeiro caso, o plano é obrigatório para todas as entidades daeconomia, enquanto que no segundo é meramente indicativo (apenasé obrigatório para as empresas que sejam propriedade do Estado).Logo, a liberdade económica (de instalação de unidadesempresariais, de determinação dos produtos a produzir, de fixação depreços, etc.) é total. O Estado não intervém na vida económica nosmoldes em que o faz numa economia de direção central.Numaeconomia de mercado, o objetivo que move a iniciativa empresarial éo lucro. A atitude concorrencial das empresas surge como umaconsequência deste desejo constante.
Uma última característica fundamental do sistema: os preços dosbens são formados unicamente pelo mercado, isto é, pelo confrontoentre a oferta e a procura (sem prejuízo de poderem existir, emsituações excecionais, fixações administrativas de preços ouestabelecimento de limites máximos).

Conceito de Economia de Mercado
A expressão Economia de Mercado designa um tipo de sistema econômico em que as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devem ser produzidos os bens são tomadas pelo próprio mercado. Opõe-se, portanto àsdesignadas Economias de Direção Central em que estas decisões são tomadas pelo Estado. Pelo contrário, numa economia de mercado o papel do Estado na economia é reduzida ao mínimo necessário para garantir o funcionamento do próprio mercado, nomeadamente através da regulação, da fiscalização e da correção de algumas falhas de mercado. Da mesma forma, e ao contrário do que acontece nas Economias de Direção Central,numa economia de mercado a propriedade dos fatores de produção é privada e o mecanismo regulador é preço definido no próprio mercado, que atua...
tracking img