Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inflação


A inflação é definida como um aumento contínuo e generalizado no índice de preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preço.
A forma mais tradicional para estudar a questão inflacionária é distinguir a inflação provocada pelo excesso de demanda agregada (inflação de demanda) da inflação porelevação de custos (inflação de custos) e da inflação devida aos mecanismos de indexação de preços (inflação inercial).

Inflação de Demanda.

A inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços. A probabilidade de ocorrer inflação de demanda aumenta quando a economia está produzindo próximo do pleno emprego de recursos.

Inflaçãode Custos

A inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Com isso, ocorre uma retração da produção, deslocando a curva da oferta do produto para trás, provocando um aumento dos preços no mercado.
As causas mais comuns dos aumentos dos custos de produção são: aumentos docusto de matérias-primas; aumentos salariais acima da produtividade; estrutura de mercado.

Inflação Inercial

A inflação inercial é o processo automático de realimentação de preços. Ou seja, a inflação corrente decorre da inflação passada, perpetuando-se uma inércia ou memória inflacionária. Ela é provocada, fundamentalmente, pelos mecanismos de indexação formal (salários, aluguéis, contratosfinanceiros) e indexação informal (preço em geral e impostos, preços e tarifas públicas).


As distorções provocadas por altas taxas de inflação


O processo inflacionário, especialmente aquele caracterizado por elevadas taxas e particularmente por taxas que oscilam, tem sua previsibilidade dificulta por partes dos agentes econômicos e promove profundas distorções na estrutura produtiva.Diante de tais questões, os principais efeitos provocados por esse fenômeno são apontados a seguir.


Efeitos sobre a distribuição de renda



A distorção mais séria provocada pela inflação diz respeito à redução relativa do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, os quais possuem prazos legais de reajuste. A classe trabalhadora é, sem dúvida, a que mais perde com aelevação das taxas de inflação, principalmente os trabalhadores de baixa renda, que não têm condições de se proteger, por exemplo, com aplicações financeiras, visto consumirem praticamente a totalidade de sua renda. Por essa razão, costuma-se dizer que “a inflação é um imposto sobre o pobre”.

Efeito sobre o balanço de pagamentos

Elevadas taxas de inflação, em níveis superiores ao aumento depreços internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao produzido externamente.


Efeito sobre o mercado de capitais

Tendo em vista o fato de que, em um processo inflacionário intenso, o valor da moeda deteriora-se rapidamente, ocorre um desestímulo à aplicação de recursos no mercado financeiro, no Brasil, essa distorção foi bastante minimizada através do mecanismo da correçãomonetária, que passou a ser reajustada por índices que refletem o crescimento da inflação.


Efeito sobre as expectativas empresariais


Elevadas taxas de inflação também afetam a formação das expectativas sobre o comportamento da economia no futuro.


Inflação no Brasil


Pode-se afirmar, sem muita margem de erro, que a maior parte das fontes de inflação discutidas nos itens anterioresestá ou esteve presente em alguma época no Brasil. Efetivamente, a inflação foi, durante muito tempo, um problema bastante característico da economia brasileira, em particular a partir da década de 1950, que passou a ser mais controlada a partir da implantação do Plano Real em 1994.
Na década de 1950 e início dos anos 1960, apontava-se como principal fonte de inflação o déficit do Tesouro. Entre...
tracking img