Viajando no mundo da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Projeto

2.1.Tema/Temática:
Viajando no mundo da leitura

2.2.Turma:
1º ano, crianças de 06 (seis) anos.

2.3. Duração:
40 horas (02 semanas)

2.4. Justificativa:
A leitura e a escrita são ferramentas essenciais para a apropriação de variados saberes. Utilizando essas habilidades, o educando será capaz de apresentar bom desempenho em todas as disciplinas e, quanto mais cedofor estimulado, melhores resultados serão obtidos. As habilidades LER, ESCREVER, OUVIR e FALAR são, portanto, essenciais para que ocorra um desempenho pleno em todas as disciplinas.

2.5. Objetivo Geral:
Estimular nos alunos o gosto pela leitura, ampliando o repertório para o trabalho de leitura e escrita, desenvolver habilidades de leitura despertando o gosto, prazer e interesse pela leitura.2.6. Objetivos específicos:

• Colocar o aluno em contato com variados livros;
• Desenvolver a linguagem verbal do aluno;
• Motivar o aluno a querer ler;
• Formar leitores apaixonados pelo ato de ler;
• Estimular a leitura e a escrita;
• Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas
situações que envolvem a leitura;
• Aproxima-las do universo escrito e dosportadores de escrita (livros e revistas)
para que elas possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler;
• Proporcionar situações de leitura compartilhada e uso da biblioteca da classe ou
da escola.

2.7. ReferencialTeórico:
Desde os primórdios da civilização o homem busca habilidades que lhe tornem mais útil a vida em sociedade e que lhe possam tornar mais feliz. A criação de mecanismos que possibilitassem a disseminação de seu conhecimento tornava-se um imperativo de saber/poder, que ensejava respeito e admiração pelos companheiros de tribo.
Daí o surgimento das inscrições rupestres, simbologia,posteriormente e num estágio mais avançado das civilizações, os hieróglifos e as esculturas que denotavam sua própria e mais nobre conquista: a conquista de ser.
Na busca desse conhecimento, que se perpetua ao longo da história da civilização, percebe-se que quanto mais cedo o homem iniciar, mais cedo germinará bons resultados. Ou seja, a infância como uma fase especial de evolução e formação do ser, devedespertar-lhe para este mundo, o mundo da simbologia, o mundo da leitura.
Uma das formas de recreação mais importante para a criança, principalmente no que se refere ao seu desenvolvimento e crescimento intelectual, psicológico, afetivo e espiritual é a leitura.
A literatura infantil, como meio de comunicação e modalidade da leitura, também é um dos mais eficientes mecanismos de recreação e lazer,servindo como um método prático de terapia educacional.
“Um livro infantil, para o quarto de uma criança, é um objeto tão importante e mais indispensável do que o berço”.
Friedrich Bertuch

A escola, espaço que convencionamos como sendo específico e privilegiado do saber, no que concerne à leitura, precisa rever suas práticas, mormente diante de leituras impostas em salas de aulas ondefaz imperar um dualismo: de um lado algumas escolas que, ao pretenderem uma rápida atualização com o presente, assimilam o novo sem a devida reflexão utilizando inadequadamente instrumentos modernos de ensino e tornando seus leitores passivos diante de imagens efêmeras. Em contraposição, outras escolas utilizam textos fragmentados de manuais didáticos como único meio auxiliar para a leitura,objetivando o trabalho de unidades curriculares como mera fixação e memorização de conteúdos, quase sempre aleatórias à realidade dos alunos.
Esta antinomia existente em tais práticas de leitura está longe de resgatar a história do conhecimento humano, de estimular o pensamento ou induzir o aluno ao prazer em ler.
Bamberger nos dá alguns indicativos que podem ser aplicados pela Escola para induzir...
tracking img